terça-feira, 22 de janeiro de 2013

 
Yochanãn ('João'), 17:5 Prova a 'Divindade' ou a 'Preexistência'? A resposta é: NÃO!
 

Acima, o texto do evangelho de Yochanãn (´João´) 17:5 em grego.

E, da versão Almeida Revista e Corrigida, 63ª Impressão 1986, transcrevemos o que segue:

“E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com AQUELA ...GLÓRIA... QUE TINHA...CONTIGO ....antes que o mundo existisse”. (´João´ 17:5).
O texto acima citado, tem sido usado por quase todos os teólogos trinitários para tentar provar a “divindade” ,e “preexistência”,do Mashyah.(´Messias´)
Procuraremos, através deste modesto estudo, tentar esclarecer, ao amado leitor, qual é o verdadeiro sentido deste texto; Mas para tanto, é necessário primeiramente, estudarmos, a etimologia (origem) e os diversos sentidos da palavra em questão, ou seja: “doxa² = ´glória´.
Nas Escrituras Hebraicas, a palavra que mais vezes tem sido traduzida por glória é:[dwbk ]= Kavodh, a qual basicamente tem o sentido de “peso”, o que dá peso. (Veja I Samuel 4.18, onde o adjetivo aparentado é traduzido [dbk] pesado). De modo que a glória pode se referir àquilo que faz a pessoa ou a coisa parecer poderosa ou impressionante, tal como a riqueza material[dwbk](Sl 49:16-17), posição ou reputação [ydbk ] (Gên. 45:6).
A Septuaginta(LXX),feita a partir do ano 285 A.E.C,traduziu o Hebraico Kavódh pelo termo: “doxa² dóxa; Dóxa,significava:opinião, reputação. A primeira dessas idéias desapareceu totalmente, tanto na Septuaginta, como no Novo Testamento. No Novo Testamento, ela passou a significar glória...
Vejamos alguns exemplos, encontrados em o NOVO TESTAMENTO, em que o termo: “doxa², aparece com diversos sentidos...
(A-) Honra [“doxa”=dóxa ]- (Lucas 14.10)
(B-) Esplendor[“doxa”=dóxa ]- - (Lucas 2.9)
(C-) Aquilo que dá honra[“doxa”=dóxa ]-ao seu MARIDO,dono ou Criador-I Coríntios 11.7.
No assim chamado Velho Testamento, encontramos várias manifestações da glória do Eterno: h w h y = Yud-He-Waw-He, onde a sua glória é entendida como uma evidência de sua onipotência. Nesse respeito, os corpos celestes visíveis declaram:la–dwbk = a glória de Êl ( Salmos, 19:1)
No monte Sinai,: h w h y–dwbk = a glória de: h w h y =Yud-He-Waw-He evidenciou-se por meio de manifestações atemorizantes como fogo devorador. (Êxodo 24.16,18; 16.10; 40.34-38; Números 14.10-11).
O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederik W. Danker, define a palavra:[ “doxa”] dóxa, como se segue: “Dóxa: 1. Brilho, radiância, esplendor.(Lucas 9.31:(doxh=dóxe),Atos,22:11: (doxhV=dóxes);ICoríntios,15:40:“doxa”=dóxa).Glória, majestade atribuídas a Elohim e seres celestiais:¢O_JeoV`thV`doxh¢¼,Atos, 7:2, (doxan=dóxan), Rom 1:23, (doxhV=dóxes),Tg 2:1;“a glória(doxan+)Apoc.5:12”; “doxhV`tou`Jeou= “glória de Deus”,Apo 15:8”
Com conotação de poder (Romanos 6:4), reflexo (I.Coríntios 11:7). Magnificência, esplendor dos reis, etc. 2. Fama, prestígio, louvor como uma exaltação da reputação,etc.
Como o leitor pode ter observado os termos: [dwbk ]= Kavohdh,e também o seu correspondente: “doxa”=dóxa).Glória,encerram vários significados...;Os mesmos não podem ser evocados,para afirmar por si sós,A DIVINDADE DE NINGUEM...,pois suas aplicações são quase que infinitas...(Ad Infinitam)
O que ocorre com o termo: “doxa”=dóxa).Glória,é basicamente o mesmo em relação aos termos usados para ADORAÇÃO,REVERENCIA,HONRA;Ou seja:Heb.hwjtch=HISTAHAWAH,e :Grego:proscunew=PROSKYNÉO,que certos “teólogos”,mal intencionados,...quando os vêem aplicados a pessoa do Mestre,costumam ´torce-los´,(II,´Pedro´,3:16),para com isso afirmar A “DIVINDADE DE CRISTO”,....que na realidade foi dogma forjado(por motivos políticos) pela Igreja de Roma,e imposto pelo imperador pagão Constantino,no concilio de Nicéia que se realizou no (ano 325 E. C.),Este dogma,mais tarde,no ano 381 E.C,foi pelo sucessor de Constantino, chamado TEODÓSIO,onde o mesmo não apenas confiscou os bens de quem não concordava com as decisões dos CONCILIOS,bem como decretou ´PENA DE MORTE´,(Apoc.13:15-17...)para aqueles que discordassem do ´DOGMA DA TRINDADE´,cuja base é o dogma da :...`DIVINDADE DE CRISTO´...
(Queiram ler o estudo: “ ADORACÃO DO MESSIAS,QUAL O SENTIDO?)
Mas,voltemos ao assunto principal...Continuemos...
Após termos visto a etimologia, o sentido da palavra em questão, faremos um apanhado sucinto, da problemática do texto e da razão pela quais muitos teólogos tentam obcecadamente provar a preexistência e a “divindade” do Senhor Yehoshua,fazendo uso de tal texto...
Antes porem, daremos a palavra aos contrários, para que o leitor possa pesar os seus argumentos, e com isso poder tomar uma posição segura.
O teólogo Adventista Pedro Apolinário, em sua apostila: “AS PRETENSIOSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÀ”, mesmo ensinando que este texto, “é uma ´prova´... da divindade de Cristo”,deixa escapar em sua argumentação contra os Russelitas,que o referido termo,não tem apenas o sentido que ele lhe empresta.Ou seja o termo: “doxa² = ´glória´,pode ter outros sentidos.Senão vejamos...
“ Glória -“doxa² .Em geral...representa o termo hebraico Kabodh,que tem por raiz...a de “peso” ou “dignidade”...
O termo hebraico passou a significar...estima,honra,admiração,brilho.Como em português KABODH pode...designar os atributos ou características que produzem ESTIMA,ADMIRAÇÃO...
È usado no Velho Testamento a respeito DE HOMENS...,para descrever a SUA RIQUEZA...,ESPLENDOR,OU REPUTAÇÃO...
A glória de Israel não consistia em seus exércitos, mas sim em Yahwéh (Jer 2:11).
A Septuaginta[285 A.C] traduz o hebraico kabodh pelo termo GREGO doxa ,que no grego clássico significava “OPINIÃO” ou “REPUTAÇÃO”...
A primeira dessas idéias...DESAPARECEU...totalmente tanto na LXX como no Novo Testamento...
Achada já em Homero e Heródoto,esta palavra tem fora do GREGO BIBLICO...uma significação básica que reflete sua ligação com docew-dokéo, isto é ,o que alguém pensa ,opinião.Ela toma duas formas:
1°) Eu penso- a opinião que eu tenho.
(2°) Eu calculo – a opinião que os outros tem de mim....
“...Em várias passagens a palavra significa esplendor que irradia de um ser celestial(Luc. 9:32;Atos 22:11);fama e HONRA...(João 7:18;8:50;II Cor. 6:8;beleza ,excelência ,grandeza (Mat 4:8).
Seu emprego principal... serve para descrever a revelação do carater e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo .Este é o resplendor da GLÓRIA DIVINA”...
Concordamos com o teólogo neste ponto, pois este argumento encontra respaldo nas Escrituras,especialmente no livro do profeta Yeshayahu(´Isaias´),49:3,onde o próprio Eterno afirma que o Messias seria o SEU REFLEXO,nestes termos:
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós povos de longe: O Senhor [Heb.h w h y ]me chamou...DESDE O VENTRE ,DESDE AS ENTRANHAS DE MINHA MÃE ...fez menção do meu nome...[Mat.1.21;Lucas 1:31-32].
E fez a minha boca como uma espada aguda [Apoc.19:15,21],com a sombra da sua mão me cobriu;e me pôs como uma flecha limpa,e me escondeu na sua aljava...
E me disse: Tu és meu servo; e Israel aquele... por quem...[através de quem] HEI DE SER GLORIFICADO...” . (Almeida Revista e Corrigida,63ª 1986).
“Israel, tu és meu servo, EM TI SEREI GLORIFICADO”...(Santuário de Aparecida)
“Eu serei GLORIFICADO EM TI”...(Padre Matos Soares)
“ Em ti...manifestarei...MINHA GLORIA...”(Vozes de Petrópolis)
Leia,´João´ 15.8;Filipenses,1.11.
Continuemos com o teólogo...
“...A gloria de Deus,REFLETIDA EM JESUS CRISTO,...também deve ser vista e REFLETIDA NA IGREJA...(II Cor 4:3-6).O objetivo da Igreja é fazer o que esta ao seu alcance para que o mundo reconheça a GLORIA QUE PERTENCE A DEUS...(Rom. 15:9),a qual é exibida em seus feitos...(Atos:4:21),EM SEUS DISCIPULOS...(I Cor. 6:20)e,acima de tudo,em seu filho,o Senhor da glória...(Rom.16:27).
Esta palavra...é difícil de ser traduzida porque ela pode designar todos os atributos da Divindade....
Não há em português... nenhuma palavra que lhe CORRESPONDA...[SIC!]
....A melhor explicação...para o real significado deste verso foi feita por Walter R.Martin ao analisar os desmandos doutrinários da seita[Ele se refere aos Testemunhas de Jeová].
“Cristo ora ao Pai, pedindo-lhe para retornar a gloria que TIVERA ANTERIORMENTE... Foi esta oração atendida?Sim.Paulo em Filipenses 2:9 nos cientifica da resposta positiva a esta oração
-”Pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”. [Leia I Corintios,11:3;15:20-28;´João´,13:16;20:21].
Esta passagem da Escritura colocada ao lado de Isaias 42:8 e 48:11...prova quem é Cristo.dando-nos um testemunho INEQUIVOCO...da sua divindade...
Isaias 42:8 e 48:11 Deus declara peremptoriamente que a Sua GLORIA...,que é inerente á Sua pessoa,não poderia ser dada a nenhuma...outra pessoa,...que não fosse divina...
Não existem argumentos entre as Testemunhas de Jeová, que possam combater a VERDADE REVELEDA NESTAS PASSAGENS... DA BÍBLIA...
A declaração de Cristo em João 17:5 revela que ele seria glorificado COM A GLÓRIA DO PAI.... e esta glória NÃO LHE ERA NOVA,desde que ele afirma que ele possuía COM (grego pará) o Pai...
Se João quisesse dar a idéia de ATRAVÉS ele teria usado a preposição grega dia-“diá” e não para-“pará”...
Jesus reclamou... a mesma glória do Pai...e desde que Jeová...afirma que a Sua glória(Isaías 42:8) não seria dada a outro,a unidade de substancia entre Ele e Cristo...é inegável...Eles são um...em todas as suas maravilhosas implicações...e embora NÃO POSSAMOS ...ENTENDER TOTALMENTE...ESTE MISTÉRIO...[Apoc.17:5],ALEGREMENTE VO ACEITAMOS...,e assim fazendo permaneceremos fiéis a Palavra de Deus...
E conclui dizendo:
Este versículo poderia ser explanado assim: “Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na terra, peço-te... [!?]que me restituas...ao GOZO...daquela GLÓRIA INEFAVEL...,que eu,COMO MEMBRO DA TRINDADE...,tinha contigo...,ANTES DA CRIAÇÃO...”(Grifos e sublinhas acrescentados).
Na tentativa tenaz de provar a divindade do Senhor Yehoshua, o Dr. Walter Martim em sua obra “O Império das Seitas”,cita o texto do evangelho de Yohanan (´João´) 17:5, da seguinte forma:
“E agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tinha junto de ti... antes que o mundo existisse”.
Ele diz: “Temos uma prova conclusiva da identidade do Senhor Jesus. Ai está um testemunho perfeito de que Cristo é Deus”.[....]
Creio que deu para o leitor captar toda a ´idéia´,que os tais cérebros teológicos tecem como aranhas em torno desta passagem.
Portanto, partamos agora para a refutação dos argumentos escolásticos e equivocados que tem sido feito sobre este versículo.
Quanto ao “argumento” do teólogo ´adventista apaixonado´, que no fimlogos tentam obsecadamente provar a existresti de sua obra faz o seguinte comentário sobre João 17:5: “Este versículo poderia ser explanado assim: Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na Terra, peço-te que me restituas... ao gozo daquela glória inefável, que eu, como membro da Trindade,...tinha contigo, antes da criação”.Perguntamos:...-Precisaria Ele o Mestre,pedir,algo que já fosse Dele?!-, Analise o leitor o absurdo!
Em atenção à citação feita do Dr. Walter Martim, onde ele faz uma conexão entre os textos: João 17:5, Isaías 42:8; 48.11, formulando assim um argumento capcioso, na tentativa de mostrar que a glória que o Mashyah estava rogando ao Pai, não era outra senão a que ele já possuía,...sendo o mesmo um dos participantes da Trindade; em que Ele formula o seguinte “racioçinio”,de como o Pai,...o Criador: h w h y já havia afirmado através do profeta Yeshayah ( Is 42:8; 48:11), que “a outro não daria a sua glória”;Esta GLÒRIA, não poderia ser dada a outra pessoa se esta não fosse divina !!!...;E que sendo assim, ele conclui dizendo que o Mashyah é o próprio h w h y encarnado, possuindo assim a glória do mesmo Pai, inerente à sua natureza... (´João´,8:40;14:28;I Tim,2:5;II,2:8).Para tentar refutar os Testemunhas de Jeová,tais teólogos,...fazem uso da teoria KENÓTICA.Citam Mateus 17:2, para mostrarem que mesmo o Mashyah na forma de homem (segundo eles), não teria se esvaziado de sua glória.
E, da versão Almeida Revista e Corrigida, 63ª Impressão 1986, transcrevemos o que segue:
“E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com AQUELA ...GLÓRIA... QUE TINHA...CONTIGO ....antes que o mundo existisse”. (´João´ 17:5).
O texto acima citado, tem sido usado por quase todos os teólogos trinitários para tentar provar a “divindade” ,e “preexistência”,do Mashyah.(´Messias´)
Procuraremos, através deste modesto estudo, tentar esclarecer, ao amado leitor, qual é o verdadeiro sentido deste texto; Mas para tanto, é necessário primeiramente, estudarmos, a etimologia (origem) e os diversos sentidos da palavra em questão, ou seja: “doxa² = ´glória´.
Nas Escrituras Hebraicas, a palavra que mais vezes tem sido traduzida por glória é:[dwbk ]= Kavodh, a qual basicamente tem o sentido de “peso”, o que dá peso. (Veja I Samuel 4.18, onde o adjetivo aparentado é traduzido [dbk] pesado). De modo que a glória pode se referir àquilo que faz a pessoa ou a coisa parecer poderosa ou impressionante, tal como a riqueza material[dwbk](Sl 49:16-17), posição ou reputação [ydbk ] (Gên. 45:6).
A Septuaginta(LXX),feita a partir do ano 285 A.E.C,traduziu o Hebraico Kavódh pelo termo: “doxa² dóxa; Dóxa,significava:opinião, reputação. A primeira dessas idéias desapareceu totalmente, tanto na Septuaginta, como no Novo Testamento. No Novo Testamento, ela passou a significar glória...
Vejamos alguns exemplos, encontrados em o NOVO TESTAMENTO, em que o termo: “doxa², aparece com diversos sentidos...
(A-) Honra [“doxa”=dóxa ]- (Lucas 14.10)
(B-) Esplendor[“doxa”=dóxa ]- - (Lucas 2.9)
(C-) Aquilo que dá honra[“doxa”=dóxa ]-ao seu MARIDO,dono ou Criador-I Coríntios 11.7.
No assim chamado Velho Testamento, encontramos várias manifestações da glória do Eterno: h w h y = Yud-He-Waw-He, onde a sua glória é entendida como uma evidência de sua onipotência. Nesse respeito, os corpos celestes visíveis declaram:la–dwbk = a glória de Êl ( Salmos, 19:1)
No monte Sinai,: h w h y–dwbk = a glória de: h w h y =Yud-He-Waw-He evidenciou-se por meio de manifestações atemorizantes como fogo devorador. (Êxodo 24.16,18; 16.10; 40.34-38; Números 14.10-11).
O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederik W. Danker, define a palavra:[ “doxa”] dóxa, como se segue: “Dóxa: 1. Brilho, radiância, esplendor.(Lucas 9.31:(doxh=dóxe),Atos,22:11: (doxhV=dóxes);ICoríntios,15:40:“doxa”=dóxa).Glória, majestade atribuídas a Elohim e seres celestiais:¢O_JeoV`thV`doxh¢¼,Atos, 7:2, (doxan=dóxan), Rom 1:23, (doxhV=dóxes),Tg 2:1;“a glória(doxan+)Apoc.5:12”; “doxhV`tou`Jeou= “glória de Deus”,Apo 15:8”
Com conotação de poder (Romanos 6:4), reflexo (I.Coríntios 11:7). Magnificência, esplendor dos reis, etc. 2. Fama, prestígio, louvor como uma exaltação da reputação,etc.
Como o leitor pode ter observado os termos: [dwbk ]= Kavohdh,e também o seu correspondente: “doxa”=dóxa).Glória,encerram vários significados...;Os mesmos não podem ser evocados,para afirmar por si sós,A DIVINDADE DE NINGUEM...,pois suas aplicações são quase que infinitas...(Ad Infinitam)
O que ocorre com o termo: “doxa”=dóxa).Glória,é basicamente o mesmo em relação aos termos usados para ADORAÇÃO,REVERENCIA,HONRA;Ou seja:Heb.hwjtch=HISTAHAWAH,e :Grego:proscunew=PROSKYNÉO,que certos “teólogos”,mal intencionados,...quando os vêem aplicados a pessoa do Mestre,costumam ´torce-los´,(II,´Pedro´,3:16),para com isso afirmar A “DIVINDADE DE CRISTO”,....que na realidade foi dogma forjado(por motivos políticos) pela Igreja de Roma,e imposto pelo imperador pagão Constantino,no concilio de Nicéia que se realizou no (ano 325 E. C.),Este dogma,mais tarde,no ano 381 E.C,foi pelo sucessor de Constantino, chamado TEODÓSIO,onde o mesmo não apenas confiscou os bens de quem não concordava com as decisões dos CONCILIOS,bem como decretou ´PENA DE MORTE´,(Apoc.13:15-17...)para aqueles que discordassem do ´DOGMA DA TRINDADE´,cuja base é o dogma da :...`DIVINDADE DE CRISTO´...
(Queiram ler o estudo: “ ADORACÃO DO MESSIAS,QUAL O SENTIDO?)
Mas,voltemos ao assunto principal...Continuemos...
Após termos visto a etimologia, o sentido da palavra em questão, faremos um apanhado sucinto, da problemática do texto e da razão pela quais muitos teólogos tentam obcecadamente provar a preexistência e a “divindade” do Senhor Yehoshua,fazendo uso de tal texto...
Antes porem, daremos a palavra aos contrários, para que o leitor possa pesar os seus argumentos, e com isso poder tomar uma posição segura.
O teólogo Adventista Pedro Apolinário, em sua apostila: “AS PRETENSIOSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÀ”, mesmo ensinando que este texto, “é uma ´prova´... da divindade de Cristo”,deixa escapar em sua argumentação contra os Russelitas,que o referido termo,não tem apenas o sentido que ele lhe empresta.Ou seja o termo: “doxa² = ´glória´,pode ter outros sentidos.Senão vejamos...
“ Glória -“doxa² .Em geral...representa o termo hebraico Kabodh,que tem por raiz...a de “peso” ou “dignidade”...
O termo hebraico passou a significar...estima,honra,admiração,brilho.Como em português KABODH pode...designar os atributos ou características que produzem ESTIMA,ADMIRAÇÃO...
È usado no Velho Testamento a respeito DE HOMENS...,para descrever a SUA RIQUEZA...,ESPLENDOR,OU REPUTAÇÃO...
A glória de Israel não consistia em seus exércitos, mas sim em Yahwéh (Jer 2:11).
A Septuaginta[285 A.C] traduz o hebraico kabodh pelo termo GREGO doxa ,que no grego clássico significava “OPINIÃO” ou “REPUTAÇÃO”...
A primeira dessas idéias...DESAPARECEU...totalmente tanto na LXX como no Novo Testamento...
Achada já em Homero e Heródoto,esta palavra tem fora do GREGO BIBLICO...uma significação básica que reflete sua ligação com docew-dokéo, isto é ,o que alguém pensa ,opinião.Ela toma duas formas:
1°) Eu penso- a opinião que eu tenho.
(2°) Eu calculo – a opinião que os outros tem de mim....
“...Em várias passagens a palavra significa esplendor que irradia de um ser celestial(Luc. 9:32;Atos 22:11);fama e HONRA...(João 7:18;8:50;II Cor. 6:8;beleza ,excelência ,grandeza (Mat 4:8).
Seu emprego principal... serve para descrever a revelação do carater e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo .Este é o resplendor da GLÓRIA DIVINA”...
Concordamos com o teólogo neste ponto, pois este argumento encontra respaldo nas Escrituras,especialmente no livro do profeta Yeshayahu(´Isaias´),49:3,onde o próprio Eterno afirma que o Messias seria o SEU REFLEXO,nestes termos:
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós povos de longe: O Senhor [Heb.h w h y ]me chamou...DESDE O VENTRE ,DESDE AS ENTRANHAS DE MINHA MÃE ...fez menção do meu nome...[Mat.1.21;Lucas 1:31-32].
E fez a minha boca como uma espada aguda [Apoc.19:15,21],com a sombra da sua mão me cobriu;e me pôs como uma flecha limpa,e me escondeu na sua aljava...
E me disse: Tu és meu servo; e Israel aquele... por quem...[através de quem] HEI DE SER GLORIFICADO...” . (Almeida Revista e Corrigida,63ª 1986).
“Israel, tu és meu servo, EM TI SEREI GLORIFICADO”...(Santuário de Aparecida)
“Eu serei GLORIFICADO EM TI”...(Padre Matos Soares)
“ Em ti...manifestarei...MINHA GLORIA...”(Vozes de Petrópolis)
Leia,´João´ 15.8;Filipenses,1.11.
Continuemos com o teólogo...
“...A gloria de Deus,REFLETIDA EM JESUS CRISTO,...também deve ser vista e REFLETIDA NA IGREJA...(II Cor 4:3-6).O objetivo da Igreja é fazer o que esta ao seu alcance para que o mundo reconheça a GLORIA QUE PERTENCE A DEUS...(Rom. 15:9),a qual é exibida em seus feitos...(Atos:4:21),EM SEUS DISCIPULOS...(I Cor. 6:20)e,acima de tudo,em seu filho,o Senhor da glória...(Rom.16:27).
Esta palavra...é difícil de ser traduzida porque ela pode designar todos os atributos da Divindade....
Não há em português... nenhuma palavra que lhe CORRESPONDA...[SIC!]
....A melhor explicação...para o real significado deste verso foi feita por Walter R.Martin ao analisar os desmandos doutrinários da seita[Ele se refere aos Testemunhas de Jeová].
“Cristo ora ao Pai, pedindo-lhe para retornar a gloria que TIVERA ANTERIORMENTE... Foi esta oração atendida?Sim.Paulo em Filipenses 2:9 nos cientifica da resposta positiva a esta oração
-”Pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”. [Leia I Corintios,11:3;15:20-28;´João´,13:16;20:21].
Esta passagem da Escritura colocada ao lado de Isaias 42:8 e 48:11...prova quem é Cristo.dando-nos um testemunho INEQUIVOCO...da sua divindade...
Isaias 42:8 e 48:11 Deus declara peremptoriamente que a Sua GLORIA...,que é inerente á Sua pessoa,não poderia ser dada a nenhuma...outra pessoa,...que não fosse divina...
Não existem argumentos entre as Testemunhas de Jeová, que possam combater a VERDADE REVELEDA NESTAS PASSAGENS... DA BÍBLIA...
A declaração de Cristo em João 17:5 revela que ele seria glorificado COM A GLÓRIA DO PAI.... e esta glória NÃO LHE ERA NOVA,desde que ele afirma que ele possuía COM (grego pará) o Pai...
Se João quisesse dar a idéia de ATRAVÉS ele teria usado a preposição grega dia-“diá” e não para-“pará”...
Jesus reclamou... a mesma glória do Pai...e desde que Jeová...afirma que a Sua glória(Isaías 42:8) não seria dada a outro,a unidade de substancia entre Ele e Cristo...é inegável...Eles são um...em todas as suas maravilhosas implicações...e embora NÃO POSSAMOS ...ENTENDER TOTALMENTE...ESTE MISTÉRIO...[Apoc.17:5],ALEGREMENTE VO ACEITAMOS...,e assim fazendo permaneceremos fiéis a Palavra de Deus...
E conclui dizendo:
Este versículo poderia ser explanado assim: “Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na terra, peço-te... [!?]que me restituas...ao GOZO...daquela GLÓRIA INEFAVEL...,que eu,COMO MEMBRO DA TRINDADE...,tinha contigo...,ANTES DA CRIAÇÃO...”(Grifos e sublinhas acrescentados).
Na tentativa tenaz de provar a divindade do Senhor Yehoshua, o Dr. Walter Martim em sua obra “O Império das Seitas”,cita o texto do evangelho de Yohanan (´João´) 17:5, da seguinte forma:
“E agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tinha junto de ti... antes que o mundo existisse”.
Ele diz: “Temos uma prova conclusiva da identidade do Senhor Jesus. Ai está um testemunho perfeito de que Cristo é Deus”.[....]
Creio que deu para o leitor captar toda a ´idéia´,que os tais cérebros teológicos tecem como aranhas em torno desta passagem.
Portanto, partamos agora para a refutação dos argumentos escolásticos e equivocados que tem sido feito sobre este versículo.
Quanto ao “argumento” do teólogo ´adventista apaixonado´, que no fimlogos tentam obsecadamente provar a existresti de sua obra faz o seguinte comentário sobre João 17:5: “Este versículo poderia ser explanado assim: Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na Terra, peço-te que me restituas... ao gozo daquela glória inefável, que eu, como membro da Trindade,...tinha contigo, antes da criação”.Perguntamos:...-Precisaria Ele o Mestre,pedir,algo que já fosse Dele?!-, Analise o leitor o absurdo!
Em atenção à citação feita do Dr. Walter Martim, onde ele faz uma conexão entre os textos: João 17:5, Isaías 42:8; 48.11, formulando assim um argumento capcioso, na tentativa de mostrar que a glória que o Mashyah estava rogando ao Pai, não era outra senão a que ele já possuía,...sendo o mesmo um dos participantes da Trindade; em que Ele formula o seguinte “racioçinio”,de como o Pai,...o Criador: h w h y já havia afirmado através do profeta Yeshayah ( Is 42:8; 48:11), que “a outro não daria a sua glória”;Esta GLÒRIA, não poderia ser dada a outra pessoa se esta não fosse divina !!!...;E que sendo assim, ele conclui dizendo que o Mashyah é o próprio h w h y encarnado, possuindo assim a glória do mesmo Pai, inerente à sua natureza... (´João´,8:40;14:28;I Tim,2:5;II,2:8).Para tentar refutar os Testemunhas de Jeová,tais teólogos,...fazem uso da teoria KENÓTICA.Citam Mateus 17:2, para mostrarem que mesmo o Mashyah na forma de homem (segundo eles), não teria se esvaziado de sua glória.
(*) KENÒSIS=ESVASIAMENTO. A teoria Kenótica ensina que o Mashyah sendo o próprio Deus... se esvaziou de toda a sua glória, tornando-se semelhante aos demais homens.Mais detalhes,a refutação de tal ´teoria´,ver tópico: “FILIPENSES ,2.6-11”;Leia,`Isaías´,53.10-12.Para um melhor entendimento do que vem a ser KENÓSIS”.extraímos do: “DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA” Edições: “VIDA NOVA”,p .902 o que segue:
joão 17:5 numero 3
Mas,...voltemos aos argumentos.
Como apelam para tais sofismas,passaremos ao relato sobre a transfiguração, relato este que para muitos é a sustentação da doutrina sobre “a glória inerente à natureza do Cristo”, mesmo este, se encontrando na forma de homem. Leiamos o texto, de acordo com Lucas, 9.29-36.(Idem,Marcos 2-13)
Luc,9: “E transfigurou-se diante deles, e o seu rosto resplandeceu como o sol, e o seu vestido ficou mui branco e resplandecente, e eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,(Hebreus,11.23-29;32,38;I Reis,18.4,19.9;Leia os versos:13,e 39-40). Os quais com glória (doxh=dóxe), falavam da sua morte, a que havia de cumprir em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele, estavam carregados de sono, e, quando despertaram, viram a sua (de Yehoshua) glória (doxan=dóxan), e aqueles dois varões que estavam com ele.

João 17:5 11

E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Yehoshua: -- Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas, uma para Moisés, uma para Elias e uma para ti,... não sabendo o que dizia....
E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e entrando eles na nuvem, temeram. E saiu da nuvem uma voz que dizia: - “Este é o meu Filho amado, a ele ouvi”.
Daremos a palavra agora para uma das testemunhas oculares: II Pedro 1.16-17: “Por que não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Yehoshua Mashyah, segundo fábulas artificiosamente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade”.
Portanto, ele recebeu de Deus Pai honra e glória (doxan=dóxan), quando da magnífica glória... (doxhV=dóxes) lhe foi dirigida a seguinte voz: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Em resumo, nós vemos que a glória manifestada na transfiguração não caracteriza a sua divindade, mas sim, esta glória era um protótipo daquela que ele iria receber após a sua ressurreição, é tanto, que aos discípulos ele disse: “A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos”.... (Mt 17:9, compare com. Atos, 2:23-36).
A palavra glória (dóxa), mencionada no relato acerca da transfiguração, significa esplendor, brilho, radiação. Esta glória não deve ser entendida como sendo uma evidencia da “divindade do Mashyah”, e nem tampouco comparar com a glória de h w h y mencionada em Isaías 42:8; 48.11. Para tanto, seríamos obrigados a afirmar a consubstancialidade de Elias e Moisés com o Pai, porque eles também apareceram(en``doxh= em glória. ( Lucas, 9:31)...
O esplendor manifestado naquela oportunidade foi devido ao contato direto do Eterno h w h y com o Senhor Yehoshua ( Lc 9:34; 35);O que aconteceu naquela transfiguração,foi algo parecido,como o que ocorreu com Moshé (´Moisés´) que ficou com o seu rosto tão resplandecente,que foi até mesmo necessário usar um véu...para se comunicar com os filhos de Israel, devido o contato direto que teve com h w h y. ;Vejamos Êxodo 34:29-33.
“Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver falado com ele, Elohim”.
Olhando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, a pele do seu rosto resplandecia pelo que tiveram medo de aproximar-se dele.
Moisés, porém, os chamou; Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele, e Moisés lhes falou.
Tendo Moisés acabado de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.
Yehoshua não aceita a glória (doxan)dos homens (João 5.41), ele não busca a sua própria(doxan= glória ( João 8:50).
Ele ensinou a seus discípulos a não aceitar ou buscar (doxan)a glória dos homens (João 5:44); os discípulos seguiram o seu exemplo (doxan=I Tessalonicenses 2:6).
Yehoshua não buscava a glória dos homens, mas sim aquela (doxh=glória) que o Pai lhe reservou antes da fundação do mundo.
Em oração ele roga ao Pai para que o glorifique(doxason=doxason), com aquela glória que ele já possuía com o Pai.
“E agora, Pai, glorifica-me em tua presença com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”. (João 17:5).
Esta parte de sua oração sacerdotal não indica a sua preexistência, e nem a sua divindade. Ele orava, não para que o Pai lhe restituísse a glória que ele possuía como um ser preexistente, mas sim, para que o Pai lhe glorificasse (Gr. Doxason) com aquela glória que o Pai lhe havia reservado (Heb.12:1-2) antes da fundação do mundo. E em concordância, com isto, a própria Bíblia de Jerusalém (católica)reconhece que o texto de João 17:5,esta sujeito a VARIANTE,...E,a partir daí nos oferece as seguintes opções de tradução deste texto.Senão vejamos:
“r) Var.: “a glória..que EXISTIU...JUNTO DE TI...”;ou “ a GLÓRIA...da qual eu existo”....;ou: “ a GLÓRIA JUNTO DE TI”...
“S) A GLÓRIA...que Jesus possuía,em sua preexistência divina....ou...A GLÓRIA QUE O PAI....LHE RESERVA...,DESDE TODA A ETERNIDADE” página.1408.
Evidentemente, esta última ´variante´,está de acordo,concorda perfeitamente com:Gálatas,4:4,e Hebreus,12:2, Não é mesmo?
Ele possuía esta glória não como um ser preexistente, mas sim como um ser predestinado, ele já existia no plano de Elohim, antes mesmo de seu nascimento. Paulo fala do propósito (Gr. Próthesis): plano, propósito eterno que Elohim havia feito em Mashyah Yehoshua. ( Efésios 3:11).
Efésios 1:4-11: “Pois nos elegeu nele (Yehoshua) antes da fundação do mundo”...
Yehoshua já existia no propósito eterno do Criador, antes mesmo da fundação do mundo. Nele concorreriam todas as coisas na dispensação da plenitude dos tempos,(Gal.4.4) tanto as dos céus, como as que estão na Terra.
Ele foi o primeiro ser humano a ser chamado de Filho de Elohim (Marcos 1.10),de acordo com o propósito do Criador(hwhy) para a INAUGURAÇÃO DE UMA NOVA CRIAÇÃO...(Apocalipse,21.5;4.1-11;5.1;Yeshayahu,43.19;II,Cor 11;5.1;Yeshayahu,43.19;II,Corintios,5.17;Efésios,4.24;Colossenses,3.10;I,Corintios,11.5,7; 15.20-28;Apocalipse,3.14).
Ele foi o único a preservar as características de Elohim, em sua vida terrestre.
Elohim fez o homem à sua imagem (Gênesis 1.26-27).Adão, o primeiro homem, possuiu esta imagem, este tinha as características de Elohim, até o dia em que pecou, perdendo assim a imagem exata do Criador, porque Elohim não peca, mas Yehoshua podia dizer: “Quem me vê, vê o Pai” (João 14:9). Ele foi o único ser humano a preservar a imagem exata de Elohim (Hebreus 1:3; +12.1-2).
Ele não pecou (II Pedro 2.22). Ele é a IMAGEM RESTAURADA DO CRIADOR, OBLITERADA PELA QUEDA DE ADÃO (Gên..3.1-24). (Gênesis.1.26;Ecles.7.29;II,Corintios.5.17;Efésios,4.24; Colossenses,3.10;I.Coríntios,11.7
A seu respeito, Paulo diz: “Nos quais o deus deste século cegou...os entendimentos (Efé.1.18) dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Mashyah, que é a imagem de Elohim (II Coríntios 4:4).
“Ele é a imagem do El invisível, o primogênito de toda a [NOVA] criação” (Colossenses,1:15).[ II,Cor.5.17; Efésios,4.24; Colossenses,3.10;Romanos.12.2].
“O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser”... (Hebreus 1:3).
Não seria necessário o Mashyah ser preexistente para possuir a glória, que ele roga ao Pai em oração, porque Elohim fala das coisas inexistentes, como se as mesmas já existissem ( Romanos 4:17). Mesmo Yehoshua não existindo como um ser, para Elohim ele já existia através do seu eterno plano, e, por sua vez, possuía a glória que lhe seria concedida após a sua ressurreição.
Para nós mortais, o Mashyah morreu a quase 2000 anos atrás, mas para Elohim que é onisciente, Mashyah já estava morto desde a fundação do mundo, quando pronunciou: “E porei inimizade entre ti ( Satanás) e a mulher, entre a sua descendência e o seu descendente. Este (Yehoshua) te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”( Gênesis 3:15). Elohim já contemplava, através de sua onisciência e do seu eterno propósito que havia feito em Mashyah, a morte, a ignomínia e a glória do Mashyah.(´Isaías´52:13-15;53:1-12)
Nós vemos que o apóstolo Yohanãn (´João)entendeu bem o plano de h w h y, ao dizer: “E todos os que habitam sobre a terra a adorarão, esses cujos nomes não estão no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8).
As Testemunhas de Jeová, em sua revista “A SENTINELA”,15 de junho de 2005,p.5,explicam o sentido da expressão:“Antes da fundação do mundo”,no que diz respeito a redenção do gênero humano da seguinte maneira.
João 17:5 12
Continuemos...
É evidente que o Mashyah morreu há aproximadamente 4004 anos após “a fundação do mundo”, mas para o Eterno Criador ele já estava morto. Assim como ele não tinha ainda morrido, mas para Elohim ele já estava morto, automaticamente, aquela glória também já existia. Por isso que Yehoshua disse: “E agora, ó Pai, glorifica-me em tua presença, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5, compare. Romanos 4.17).
Yehoshua disse que havia dado tal glória aos seus discípulos, assim como o Pai o havia dado.
João 17.22: “Eu lhes dei a glória (doxan=dóxan)....que tu me destes” ...
Yehoshua foi o protótipo da humanidade perfeita, ele foi o primeiro a ser declarado Filho de Elohim, mediante o espírito de santidade e após a ressurreição dos mortos. Ele foi feito às primícias (I Coríntios 15.23), o primogênito (Gr. Prototókos– mais excelente) de toda a criação ( Colossenses 1:15) comp. Sl 89:27. Ele é o unigênito (Gr. Monogenes= único da espécie, singular) de Elohim (João 3:16). Os “salvos” passarão pelo mesmo processo para alcançarem(doxan=dóxan).... à glória (Romanos 8:18,28-30, I Coríntios 15:22-23, 47-50).
Recapitulando, o argumento usado no intuito de provar a preexistência e a divindade do Mashyah: (Isaías 48:11) “Por amor de mim, por amor faço isto. Como seria profanado o meu nome? A minha glória(Hb. Kavohdh= Grego:Doxa=reputação, posição) não darei a outrem”.
Após h w h y ter usado faraó como instrumento para tornar manifesto o seu poder aos filhos de Israel, de ter libertado Israel da escravidão, com braço forte, de ter criado para si um nome eterno (Isaías 63.12-14), ele não iria aceitar nenhuma imagem de escultura para ser co-participante de sua glória (Isaías 42:8).
Vemos como Israel em sua incredulidade queria tirar a glória e dá-la a uma imagem de escultura. Vejamos:
joão 17:5 numero 6
Êxodo 32:3-4. “Então todo o povo tirou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxe a Arão....Ele os tomou das suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de ouro (fundição). Então eles disseram: são estes ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito”.
Israel, através de sua desobediência, roubava a glória do Criador, dando-a ao bezerro de fundição, dizendo que este era quem os havia libertado do Egito, quebrando assim o primeiro mandamento, que diz:
“Eu sou h w h y teu El, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.
“Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20:1-3).
h w h y em seu eterno zelo pela sua glória, não iria deixar tirar o mérito de havê-los libertado do Egito e conceder a um objeto feito por mãos de homens. O Criador se enfureceu com a atitude dos filhos de Israel, e disse: “Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma. Então farei de ti uma nação” (Ex. 32.10).
h w h y não iria dar a sua glória a uma imagem de fundição, como ele disse: “Eu sou h w h y, este é o meu nome, a minha glória (Hb. Kavohdh- reputação, posição, Gênesis 49:16) não darei a outrem, e o meu louvor as imagens de escultura”. (Isaías 42:8).
Após Elohim ter libertado Israel com todo zelo, sinais e prodígios, ele não iria deixar que um objeto de fundição viesse a ficar com a sua glória.
Mas ao Mashyah Yehoshua ele concedeu aquela glória, que ele já havia reservado antes da fundação do mundo, (Heb.12.2)não a glória que é a essência de sua divindade, e sim GLÓRIA no sentido de IDENIZAÇÃO, PREMIO, ou GLORIFICAÇÃO; Ou seja, aquela a qual Yehoshua disse: “Eu lhes dei a glória ...que tu me deste” (João 17:22). Yehoshua deu aos seus discípulos a glória que recebeu do Pai; Neste caso, por terem recebido do Mestre A GLÓRIA DO PAI, - Seriam os discípulos também,consubstanciais... com o Pai ?...
Que a prece do Mestre Yehoshua,pedindo ao Pai que lhe desse “aquela glória que lhe estava reservada”(Hebreus,12.1-2 P.I.B),tenha sido atendida,podemos confirmar lendo Efesios,2.8,onde o apóstolo Paulus nos mostra que o eterno respondeu a sua oração nestes termos:
Filipenses, 2:8. “Pelo que El o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome” (Compare. Atos, 4.12).
Para que no nome de Yehoshua (não Jesus...) se dobre todo joelho dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra.
E toda língua confesse que Yehoshua é Senhor (Não para a sua própria glória, para a glória do Pai, que o constituiu Senhor e Mashyah.Atos,2.36) para a glória de El o Pai. Para que El seja tudo em todos (I Coríntios 15.24-28).
Hb. 2:9-10. “Vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor do que os anjos, Yehoshua, coroado de glória e de honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de El, provasse a morte por todos”.
Convinha que aquele (h w h y) para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória,...consagrasse pelas aflições o autor da salvação deles (compare. Atos, 3:15;5.31;´Judas´,25).
Hebreus,1:4. Assim ele se tornou tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente (Gr. Kreitton) nome do que eles.
Ef 1.17-21. “Para que o El de nosso Senhor Yehoshua Mashyah, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação”.
Oro também para que sejam iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança de sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.
E que a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Mashyah, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o assentar-se à sua direita nos céus.
Acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século (mundo), mas também no vindouro.
E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés (comp. I Coríntios 15:24-28), e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da Igreja (comp. I Coríntios 11:3).
Mt. 28.18...“Todo poder é me dado (não restituído) no céu e na terra”.
Atos, 5.31. “El com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados”.[Atos,2.37-38;4.12;8.12-16;19.6;Col.3.17]
O Mashyah não se glorificou a si mesmo, (´João´8.54) tal não aconteceria se o mesmo fosse um ´deus encarnado´. Yehoshua nasceu, cresceu e morreu, tinha fome, sede, sono, cansaço, alegria, tristeza, chorava, etc. (Hb. 5:5; 2:14-18; 5:7). Ele foi o profeta que Elohim prometeu a Moisés, dizendo que este seria semelhante a Moisés, e não a si próprio. (Dt. 18.15-18).
Jamais teria passado pela mente de Moisés, que tal profeta seria o próprio Criador encarnado, ou uma parte da divindade, até porque h w h y se revelou como sendo o único El existente tanto no céu como na terra. (Dt.4:35,39). O Criador não prometeu um El, nem um ser vindo do céu, mas sim um homem que seria o portador de sua palavra. A este respeito, Elohim disse: ... e porei as minhas palavras em sua boca. Yehoshua conclui: ... “Esta palavra que ouvis não é minha,...mas do Pai que me enviou”... ( João 14.24;13.16;20.21).
E os discípulos testemunham: (João 1.45) Filipe encontrou Natanael e disse: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei,[Deut.18.15-19] e a quem se referiram os profetas: Yehoshua de Nazaré, filho de Yoseph (comp. At 3:20-24).
“Assim como o pecado e a morte entrou por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem” (´João, 8.40), e não por um “deus-homem” (I Coríntios 15:21-22; Romanos 5:12-20).
E assim podemos dizer: “Há um só (não três em um) El (h w h y, I Coríntios 8:4-6, Isaías 43.10-11, Mc 12.28-32) e um só mediador entre El e os homens, Yehoshua Mashyah homem” ( não deus-homem)...
joão 17:5 numero 7
Devemos pregar um Messias não “segundo fábulas artificiosamente compostas” (II Pedro 1.16-17), querendo fazer dele um herói divinizado, de molde greco-romano. Como diz a obra católica intitulada Jesus Cristo.
O esforço de tornar Jesus compreensível aos não-judeus, arriscava-se a helenizá-lo, a fazer dele um herói divinizado, de molde greco-romano. No helenismo existe toda uma literatura edificante consagradas a descrever os feitos dos homens divinos (a figura do Theios aner), curandeiros, heróis, imperadores, nos quais se manifestava a divindade”.[Vide,Atos,14.11,B.Vozes].
Devemos, sim, anunciar o Messias que Elohim prometeu a nós, através dos santos profetas, (I,Kefas,`Pedro´,1:10,16) não um Messias helenizado ( I João 4:1-4, I Coríntios 11:3-4), para que assim, verdadeiramente, venhamos a ser glorificados com aquela glória que o Pai também nos tem nos reservado...(Hebreus,12.1-2;Romanos 8:28-30, Efésios 1:3-4, I Coríntios 2:9),
E por fim, concluímos este estudo,mostrando ao nobre e paciente leitor,que o Mestre Yehoshua,RECEBEU,AQUELA GLÓRIA QUE ELE PEDIU AO PAI, 1°) Como Ele mesmo afirmou,pelo motivo principal de ter VENCIDO O MUNDO, E isto o próprio Mestre deixa implícito quando afirmou: “ VENCI O MUNDO”...(´João´16:33);2°) E isto é confirmado pelo apostolo Paulus,em Hebreus 12:2,onde ele nos mostra que Ele,o Mestre não recebeu a glória,ou gozo,por RESTITUIÇÃO,mas sim porque Ele “correu para alcança-la”;É por isso,que o mesmo apostolo nos exorta a fazer o mesmo(Heb.12:1).
3°) No livro do Apocalipse,(5:9,e 12)lemos os motivos principais,pelos quais foi possível ao Eterno Pai,atender a oração do Mestre,quanto a receber “ AQUELA GLÓRIA”,(e não pessoa),que era preexistente...
“...E cantavam um novo cântico,dizendo:Digno és de tomar o livro,e de abrir os seus selos;PORQUE FOSTE MORTO...,E COM O SEU SANGUE...COMPRASTE PARA DEUS[Atos,20:28Loyola] HOMENS DE TODA A TRIBO,E LINGUA,E POVO,E NAÇÃO...
.....Digno é o Cordeiro...(´João´,1:29),que foi morto,de receber o poder,e riquezas,e sabedoria(Mat.24:36),e força,e honra,...e [doxan=dóxan=GLÓRIA]
E ações de graça”....
Portanto amigo leitor vamos procurar,“correr”, e nos preparar, conforme nos ensinou Paulus,(Hebreus,12:1-2) para que naquele dia venhamos a ouvir as seguintes palavras do Senhor : ucwhy = Yehoshua:...
“Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mt 25.34).
ASSIM SEJA!
APOCALIPSE: 18:4.
OBS. Este estudo foi escrito primeiramente pelo irmão Altamiro de Eunápolis-Bahia; E, posteriormente ampliado, e corrigido, por mim. # J.E.C. Dezembro de 2006.

Por: Joel Elisio da Costa

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