Yochanãn ('João'), 17:5 Prova a 'Divindade' ou a
'Preexistência'? A resposta é: NÃO!
Acima, o texto do evangelho de Yochanãn (´João´) 17:5 em grego.
E, da versão Almeida Revista e Corrigida, 63ª Impressão 1986, transcrevemos o que segue:
“E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo,
com AQUELA ...GLÓRIA... QUE
TINHA...CONTIGO ....antes que o mundo existisse”. (´João´
17:5).
O texto acima citado, tem sido usado por quase todos
os teólogos trinitários para tentar provar a “divindade” ,e “preexistência”,do
Mashyah.(´Messias´)
Procuraremos, através deste modesto estudo, tentar
esclarecer, ao amado leitor, qual é o verdadeiro sentido deste texto; Mas para
tanto, é necessário primeiramente, estudarmos, a etimologia (origem) e os
diversos sentidos da palavra em questão, ou seja: “doxa² = ´glória´.
Nas
Escrituras Hebraicas, a palavra que mais vezes tem sido traduzida por glória é:[dwbk ]= Kavodh, a qual basicamente tem o sentido
de “peso”, o que dá peso. (Veja I Samuel 4.18, onde o adjetivo aparentado é
traduzido [dbk] pesado). De modo que a glória pode se
referir àquilo que faz a pessoa ou a coisa parecer poderosa ou impressionante, tal
como a riqueza
material[dwbk](Sl 49:16-17), posição ou reputação [ydbk ] (Gên. 45:6).
A Septuaginta(LXX),feita a partir do ano 285
A.E.C,traduziu o Hebraico Kavódh pelo termo: “doxa² dóxa; Dóxa,significava:opinião, reputação. A primeira dessas idéias desapareceu
totalmente, tanto na Septuaginta, como no Novo Testamento. No Novo
Testamento, ela passou a significar glória...
Vejamos alguns exemplos, encontrados em o NOVO
TESTAMENTO, em que o termo: “doxa²,
aparece com diversos sentidos...
(A-) Honra [“doxa”=dóxa ]- (Lucas
14.10)
(B-) Esplendor[“doxa”=dóxa ]- -
(Lucas 2.9)
(C-) Aquilo que dá honra[“doxa”=dóxa ]-ao seu MARIDO,dono ou Criador-I
Coríntios 11.7.
No assim
chamado Velho Testamento, encontramos várias manifestações da glória do
Eterno: h w h y =
Yud-He-Waw-He, onde a sua glória
é entendida como uma evidência de sua onipotência. Nesse respeito, os corpos
celestes visíveis declaram:la–dwbk = a glória de Êl ( Salmos,
19:1)
No monte
Sinai,: h w h y–dwbk = a glória
de: h w h y
=Yud-He-Waw-He evidenciou-se por
meio de manifestações atemorizantes como fogo devorador. (Êxodo 24.16,18; 16.10;
40.34-38; Números 14.10-11).
O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F.
Wilbur Gingrich e Frederik W. Danker, define a palavra:[ “doxa”] dóxa, como se segue: “Dóxa: 1. Brilho,
radiância, esplendor.(Lucas 9.31:(doxh=dóxe),Atos,22:11:
(doxhV=dóxes);ICoríntios,15:40:“doxa”=dóxa).Glória, majestade atribuídas a Elohim
e seres celestiais:¢O_JeoV`thV`doxh¢¼,Atos, 7:2, (doxan=dóxan),
Rom 1:23, (doxhV=dóxes),Tg 2:1;“a glória(doxan+)Apoc.5:12”; “doxhV`tou`Jeou= “glória de Deus”,Apo 15:8”
Com conotação de poder (Romanos 6:4), reflexo
(I.Coríntios 11:7). Magnificência, esplendor dos reis, etc. 2. Fama, prestígio,
louvor como uma exaltação da reputação,etc.
Como o leitor pode ter observado os termos: [dwbk ]= Kavohdh,e também o seu
correspondente: “doxa”=dóxa).Glória,encerram vários
significados...;Os mesmos não podem ser evocados,para afirmar por si sós,A
DIVINDADE DE NINGUEM...,pois suas aplicações são quase que infinitas...(Ad
Infinitam)
O que ocorre com o termo: “doxa”=dóxa).Glória,é basicamente o mesmo em
relação aos termos usados para ADORAÇÃO,REVERENCIA,HONRA;Ou
seja:Heb.hwjtch=HISTAHAWAH,e :Grego:proscunew=PROSKYNÉO,que certos “teólogos”,mal
intencionados,...quando os vêem aplicados a pessoa do Mestre,costumam
´torce-los´,(II,´Pedro´,3:16),para com isso afirmar A “DIVINDADE DE
CRISTO”,....que na realidade foi dogma forjado(por motivos políticos)
pela Igreja de Roma,e imposto pelo imperador pagão Constantino,no concilio de
Nicéia que se realizou no (ano 325 E. C.),Este dogma,mais tarde,no ano 381
E.C,foi pelo sucessor de Constantino, chamado TEODÓSIO,onde o mesmo não apenas
confiscou os bens de quem não concordava com as decisões dos CONCILIOS,bem como
decretou ´PENA DE MORTE´,(Apoc.13:15-17...)para aqueles que discordassem do
´DOGMA DA TRINDADE´,cuja base é o dogma da :...`DIVINDADE DE
CRISTO´...
(Queiram ler o estudo: “ ADORACÃO DO MESSIAS,QUAL O
SENTIDO?)
Mas,voltemos ao assunto
principal...Continuemos...
Após termos visto a etimologia, o sentido da palavra
em questão, faremos um apanhado sucinto, da problemática do texto e da razão
pela quais muitos teólogos tentam obcecadamente provar a preexistência e a
“divindade” do Senhor Yehoshua,fazendo uso de tal
texto...
Antes porem, daremos a palavra aos contrários, para
que o leitor possa pesar os seus argumentos, e com isso poder tomar uma posição segura.
O teólogo Adventista Pedro Apolinário, em sua
apostila: “AS PRETENSIOSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÀ”, mesmo ensinando que este
texto, “é uma ´prova´... da divindade de Cristo”,deixa escapar em sua
argumentação contra os Russelitas,que o referido termo,não tem apenas o sentido
que ele lhe empresta.Ou seja o termo: “doxa² = ´glória´,pode ter outros sentidos.Senão
vejamos...
“ Glória -“doxa²
.Em geral...representa o termo hebraico
Kabodh,que tem por raiz...a de “peso” ou “dignidade”...
O termo hebraico passou a significar...estima,honra,admiração,brilho.Como em
português KABODH pode...designar os atributos ou características que produzem
ESTIMA,ADMIRAÇÃO...
È usado no Velho Testamento a respeito DE HOMENS...,para descrever a SUA
RIQUEZA...,ESPLENDOR,OU REPUTAÇÃO...
A glória de Israel não consistia em seus exércitos,
mas sim em Yahwéh (Jer 2:11).
A Septuaginta[285 A.C] traduz o hebraico kabodh pelo
termo GREGO doxa ,que no grego clássico
significava “OPINIÃO” ou “REPUTAÇÃO”...
A primeira dessas idéias...DESAPARECEU...totalmente
tanto na LXX como no Novo Testamento...
Achada já em
Homero e Heródoto,esta palavra tem fora do GREGO BIBLICO...uma significação
básica que reflete sua ligação com docew-dokéo, isto é ,o que alguém pensa
,opinião.Ela toma duas formas:
1°) Eu penso- a opinião que eu
tenho.
(2°) Eu calculo – a opinião que os outros tem de
mim....
“...Em várias passagens a palavra significa esplendor
que irradia de um ser celestial(Luc. 9:32;Atos 22:11);fama e HONRA...(João
7:18;8:50;II Cor. 6:8;beleza ,excelência ,grandeza (Mat
4:8).
Seu emprego principal... serve para descrever a
revelação do carater e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo
.Este é o resplendor da GLÓRIA
DIVINA”...
Concordamos com o teólogo neste ponto, pois este
argumento encontra respaldo nas Escrituras,especialmente no livro do profeta
Yeshayahu(´Isaias´),49:3,onde o próprio Eterno afirma que o Messias seria o SEU
REFLEXO,nestes termos:
“Ouvi-me, ilhas, e escutai vós povos de
longe: O Senhor [Heb.h w h
y ]me chamou...DESDE O VENTRE
,DESDE AS ENTRANHAS DE MINHA MÃE ...fez menção do meu
nome...[Mat.1.21;Lucas 1:31-32].
E fez a minha boca como uma espada aguda [Apoc.19:15,21],com a sombra da
sua mão me cobriu;e me pôs como uma flecha limpa,e me escondeu na sua
aljava...
E me disse: Tu és meu servo;
e Israel aquele... por quem...[através de quem] HEI DE SER GLORIFICADO...” . (Almeida Revista e
Corrigida,63ª
1986).
“Israel, tu és meu servo, EM
TI SEREI GLORIFICADO”...(Santuário de Aparecida)
“Eu serei GLORIFICADO EM
TI”...(Padre Matos Soares)
“ Em ti...manifestarei...MINHA
GLORIA...”(Vozes de Petrópolis)
Leia,´João´
15.8;Filipenses,1.11.
Continuemos com o teólogo...
“...A gloria de Deus,REFLETIDA EM JESUS
CRISTO,...também deve ser vista e REFLETIDA NA IGREJA...(II Cor 4:3-6).O
objetivo da Igreja é fazer o que esta ao seu alcance para que o mundo reconheça
a GLORIA QUE PERTENCE A DEUS...(Rom. 15:9),a qual é exibida em seus
feitos...(Atos:4:21),EM SEUS DISCIPULOS...(I Cor. 6:20)e,acima de tudo,em seu
filho,o Senhor da glória...(Rom.16:27).
Esta palavra...é difícil de ser traduzida porque ela
pode designar todos os atributos da Divindade....
Não há em português... nenhuma palavra que lhe
CORRESPONDA...[SIC!]
....A melhor explicação...para o real significado
deste verso foi feita por Walter R.Martin ao analisar os desmandos doutrinários
da seita[Ele se refere aos Testemunhas
de Jeová].
“Cristo ora ao Pai, pedindo-lhe para retornar a gloria
que TIVERA ANTERIORMENTE... Foi esta oração atendida?Sim.Paulo em Filipenses 2:9
nos cientifica da resposta positiva a esta oração
-”Pelo que
também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”.
[Leia I Corintios,11:3;15:20-28;´João´,13:16;20:21].
Esta passagem da Escritura colocada ao lado de Isaias
42:8 e 48:11...prova quem é Cristo.dando-nos um testemunho INEQUIVOCO...da sua
divindade...
Isaias 42:8 e 48:11 Deus declara peremptoriamente que
a Sua GLORIA...,que é inerente á Sua pessoa,não poderia ser dada a
nenhuma...outra pessoa,...que não fosse divina...
Não existem argumentos entre as Testemunhas de Jeová,
que possam combater a VERDADE REVELEDA NESTAS PASSAGENS... DA
BÍBLIA...
A declaração de Cristo em João 17:5 revela que ele
seria glorificado COM A GLÓRIA DO PAI.... e esta glória NÃO LHE ERA NOVA,desde
que ele afirma que ele possuía COM (grego pará) o
Pai...
Se João quisesse dar a idéia de ATRAVÉS ele
teria usado a preposição grega dia-“diá” e não para-“pará”...
Jesus
reclamou... a mesma glória do Pai...e desde que Jeová...afirma que a Sua
glória(Isaías 42:8) não seria dada a outro,a unidade de substancia entre Ele e
Cristo...é inegável...Eles são um...em todas as suas maravilhosas
implicações...e embora NÃO POSSAMOS ...ENTENDER TOTALMENTE...ESTE
MISTÉRIO...[Apoc.17:5],ALEGREMENTE VO ACEITAMOS...,e assim fazendo
permaneceremos fiéis a Palavra de Deus...
E conclui dizendo:
Este versículo poderia ser explanado assim: “Pai,
tendo eu terminado a minha obra aqui na terra, peço-te... [!?]que me
restituas...ao GOZO...daquela GLÓRIA INEFAVEL...,que eu,COMO MEMBRO DA
TRINDADE...,tinha contigo...,ANTES DA CRIAÇÃO...”(Grifos e sublinhas
acrescentados).
Na tentativa tenaz de provar a divindade do Senhor
Yehoshua, o Dr. Walter Martim em sua obra “O Império das Seitas”,cita o texto do
evangelho de Yohanan (´João´) 17:5, da seguinte forma:
“E agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a
glória que eu tinha junto de
ti... antes que o mundo existisse”.
Ele diz: “Temos uma prova conclusiva da identidade do
Senhor Jesus. Ai está um testemunho perfeito de que Cristo é
Deus”.[....]
Creio que deu para o leitor captar toda a ´idéia´,que
os tais cérebros teológicos tecem como aranhas em torno desta
passagem.
Portanto, partamos agora para a refutação dos
argumentos escolásticos e equivocados que tem sido feito sobre este
versículo.
Quanto ao “argumento” do teólogo ´adventista apaixonado´, que no
fimmembro da Trindade,...tinha contigo,
antes da criação”.Perguntamos:...-Precisaria Ele o Mestre,pedir,algo que já
fosse Dele?!-, Analise o leitor o absurdo! de sua obra faz o seguinte comentário sobre João 17:5: “Este versículo poderia ser explanado assim:
Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na Terra, peço-te que me restituas...
ao gozo daquela glória inefável, que eu, como
Em atenção à citação feita do Dr. Walter Martim, onde
ele faz uma conexão entre os textos: João 17:5, Isaías 42:8; 48.11, formulando
assim um argumento capcioso, na tentativa de mostrar que a glória que o Mashyah estava rogando
ao Pai, não era outra senão a que ele já
possuía,...sendo o mesmo um dos participantes da Trindade; em que Ele formula o
seguinte “racioçinio”,de como o Pai,...o Criador: h w h y já havia
afirmado através do profeta Yeshayah ( Is 42:8; 48:11), que “a outro não daria a sua glória”;Esta
GLÒRIA, não poderia ser dada a outra pessoa se esta não fosse divina !!!...;E que sendo
assim, ele conclui dizendo que o Mashyah é o próprio h w h y encarnado, possuindo assim a glória do
mesmo Pai, inerente à sua natureza... (´João´,8:40;14:28;I Tim,2:5;II,2:8).Para
tentar refutar os Testemunhas de Jeová,tais teólogos,...fazem uso da teoria
KENÓTICA.Citam Mateus 17:2, para mostrarem que mesmo o Mashyah na forma de homem
(segundo eles), não teria se esvaziado de sua glória.
E, da versão Almeida Revista e Corrigida, 63ª
Impressão 1986, transcrevemos o que segue:
“E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo,
com AQUELA ...GLÓRIA... QUE
TINHA...CONTIGO ....antes que o mundo existisse”. (´João´
17:5).
O texto acima citado, tem sido usado por quase todos
os teólogos trinitários para tentar provar a “divindade” ,e “preexistência”,do
Mashyah.(´Messias´)
Procuraremos, através deste modesto estudo, tentar
esclarecer, ao amado leitor, qual é o verdadeiro sentido deste texto; Mas para
tanto, é necessário primeiramente, estudarmos, a etimologia (origem) e os
diversos sentidos da palavra em questão, ou seja: “doxa² = ´glória´.
Nas
Escrituras Hebraicas, a palavra que mais vezes tem sido traduzida por glória é:[dwbk ]= Kavodh, a qual basicamente tem o sentido
de “peso”, o que dá peso. (Veja I Samuel 4.18, onde o adjetivo aparentado é
traduzido [dbk] pesado). De modo que a glória pode se
referir àquilo que faz a pessoa ou a coisa parecer poderosa ou impressionante, tal
como a riqueza
material[dwbk](Sl 49:16-17), posição ou reputação [ydbk ] (Gên. 45:6).
A Septuaginta(LXX),feita a partir do ano 285
A.E.C,traduziu o Hebraico Kavódh pelo termo: “doxa² dóxa; Dóxa,significava:opinião, reputação. A primeira dessas idéias desapareceu
totalmente, tanto na Septuaginta, como no Novo Testamento. No Novo
Testamento, ela passou a significar glória...
Vejamos alguns exemplos, encontrados em o NOVO
TESTAMENTO, em que o termo: “doxa²,
aparece com diversos sentidos...
(A-) Honra [“doxa”=dóxa ]- (Lucas
14.10)
(B-) Esplendor[“doxa”=dóxa ]- -
(Lucas 2.9)
(C-) Aquilo que dá honra[“doxa”=dóxa ]-ao seu MARIDO,dono ou Criador-I
Coríntios 11.7.
No assim
chamado Velho Testamento, encontramos várias manifestações da glória do
Eterno: h w h y =
Yud-He-Waw-He, onde a sua glória
é entendida como uma evidência de sua onipotência. Nesse respeito, os corpos
celestes visíveis declaram:la–dwbk = a glória de Êl ( Salmos,
19:1)
No monte
Sinai,: h w h y–dwbk = a glória
de: h w h y
=Yud-He-Waw-He evidenciou-se por
meio de manifestações atemorizantes como fogo devorador. (Êxodo 24.16,18; 16.10;
40.34-38; Números 14.10-11).
O Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F.
Wilbur Gingrich e Frederik W. Danker, define a palavra:[ “doxa”] dóxa, como se segue: “Dóxa: 1. Brilho,
radiância, esplendor.(Lucas 9.31:(doxh=dóxe),Atos,22:11:
(doxhV=dóxes);ICoríntios,15:40:“doxa”=dóxa).Glória, majestade atribuídas a Elohim
e seres celestiais:¢O_JeoV`thV`doxh¢¼,Atos, 7:2, (doxan=dóxan),
Rom 1:23, (doxhV=dóxes),Tg 2:1;“a glória(doxan+)Apoc.5:12”; “doxhV`tou`Jeou= “glória de Deus”,Apo 15:8”
Com conotação de poder (Romanos 6:4), reflexo
(I.Coríntios 11:7). Magnificência, esplendor dos reis, etc. 2. Fama, prestígio,
louvor como uma exaltação da reputação,etc.
Como o leitor pode ter observado os termos: [dwbk ]= Kavohdh,e também o seu
correspondente: “doxa”=dóxa).Glória,encerram vários
significados...;Os mesmos não podem ser evocados,para afirmar por si sós,A
DIVINDADE DE NINGUEM...,pois suas aplicações são quase que infinitas...(Ad
Infinitam)
O que ocorre com o termo: “doxa”=dóxa).Glória,é basicamente o mesmo em
relação aos termos usados para ADORAÇÃO,REVERENCIA,HONRA;Ou
seja:Heb.hwjtch=HISTAHAWAH,e :Grego:proscunew=PROSKYNÉO,que certos “teólogos”,mal
intencionados,...quando os vêem aplicados a pessoa do Mestre,costumam
´torce-los´,(II,´Pedro´,3:16),para com isso afirmar A “DIVINDADE DE
CRISTO”,....que na realidade foi dogma forjado(por motivos políticos)
pela Igreja de Roma,e imposto pelo imperador pagão Constantino,no concilio de
Nicéia que se realizou no (ano 325 E. C.),Este dogma,mais tarde,no ano 381
E.C,foi pelo sucessor de Constantino, chamado TEODÓSIO,onde o mesmo não apenas
confiscou os bens de quem não concordava com as decisões dos CONCILIOS,bem como
decretou ´PENA DE MORTE´,(Apoc.13:15-17...)para aqueles que discordassem do
´DOGMA DA TRINDADE´,cuja base é o dogma da :...`DIVINDADE DE
CRISTO´...
(Queiram ler o estudo: “ ADORACÃO DO MESSIAS,QUAL O
SENTIDO?)
Mas,voltemos ao assunto
principal...Continuemos...
Após termos visto a etimologia, o sentido da palavra
em questão, faremos um apanhado sucinto, da problemática do texto e da razão
pela quais muitos teólogos tentam obcecadamente provar a preexistência e a
“divindade” do Senhor Yehoshua,fazendo uso de tal
texto...
Antes porem, daremos a palavra aos contrários, para
que o leitor possa pesar os seus argumentos, e com isso poder tomar uma posição segura.
O teólogo Adventista Pedro Apolinário, em sua
apostila: “AS PRETENSIOSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÀ”, mesmo ensinando que este
texto, “é uma ´prova´... da divindade de Cristo”,deixa escapar em sua
argumentação contra os Russelitas,que o referido termo,não tem apenas o sentido
que ele lhe empresta.Ou seja o termo: “doxa² = ´glória´,pode ter outros sentidos.Senão
vejamos...
“ Glória -“doxa²
.Em geral...representa o termo hebraico
Kabodh,que tem por raiz...a de “peso” ou “dignidade”...
O termo hebraico passou a significar...estima,honra,admiração,brilho.Como em
português KABODH pode...designar os atributos ou características que produzem
ESTIMA,ADMIRAÇÃO...
È usado no Velho Testamento a respeito DE HOMENS...,para descrever a SUA
RIQUEZA...,ESPLENDOR,OU REPUTAÇÃO...
A glória de Israel não consistia em seus exércitos,
mas sim em Yahwéh (Jer 2:11).
A Septuaginta[285 A.C] traduz o hebraico kabodh pelo
termo GREGO doxa ,que no grego clássico
significava “OPINIÃO” ou “REPUTAÇÃO”...
A primeira dessas idéias...DESAPARECEU...totalmente
tanto na LXX como no Novo Testamento...
Achada já em
Homero e Heródoto,esta palavra tem fora do GREGO BIBLICO...uma significação
básica que reflete sua ligação com docew-dokéo, isto é ,o que alguém pensa
,opinião.Ela toma duas formas:
1°) Eu penso- a opinião que eu
tenho.
(2°) Eu calculo – a opinião que os outros tem de
mim....
“...Em várias passagens a palavra significa esplendor
que irradia de um ser celestial(Luc. 9:32;Atos 22:11);fama e HONRA...(João
7:18;8:50;II Cor. 6:8;beleza ,excelência ,grandeza (Mat
4:8).
Seu emprego principal... serve para descrever a
revelação do carater e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo
.Este é o resplendor da GLÓRIA
DIVINA”...
Concordamos com o teólogo neste ponto, pois este
argumento encontra respaldo nas Escrituras,especialmente no livro do profeta
Yeshayahu(´Isaias´),49:3,onde o próprio Eterno afirma que o Messias seria o SEU
REFLEXO,nestes termos:
“Ouvi-me, ilhas, e escutai vós povos de
longe: O Senhor [Heb.h w h
y ]me chamou...DESDE O VENTRE
,DESDE AS ENTRANHAS DE MINHA MÃE ...fez menção do meu
nome...[Mat.1.21;Lucas 1:31-32].
E fez a minha boca como uma espada aguda [Apoc.19:15,21],com a sombra da
sua mão me cobriu;e me pôs como uma flecha limpa,e me escondeu na sua
aljava...
E me disse: Tu és meu servo;
e Israel aquele... por quem...[através de quem] HEI DE SER GLORIFICADO...” . (Almeida Revista e
Corrigida,63ª
1986).
“Israel, tu és meu servo, EM
TI SEREI GLORIFICADO”...(Santuário de Aparecida)
“Eu serei GLORIFICADO EM
TI”...(Padre Matos Soares)
“ Em ti...manifestarei...MINHA
GLORIA...”(Vozes de Petrópolis)
Leia,´João´
15.8;Filipenses,1.11.
Continuemos com o teólogo...
“...A gloria de Deus,REFLETIDA EM JESUS
CRISTO,...também deve ser vista e REFLETIDA NA IGREJA...(II Cor 4:3-6).O
objetivo da Igreja é fazer o que esta ao seu alcance para que o mundo reconheça
a GLORIA QUE PERTENCE A DEUS...(Rom. 15:9),a qual é exibida em seus
feitos...(Atos:4:21),EM SEUS DISCIPULOS...(I Cor. 6:20)e,acima de tudo,em seu
filho,o Senhor da glória...(Rom.16:27).
Esta palavra...é difícil de ser traduzida porque ela
pode designar todos os atributos da Divindade....
Não há em português... nenhuma palavra que lhe
CORRESPONDA...[SIC!]
....A melhor explicação...para o real significado
deste verso foi feita por Walter R.Martin ao analisar os desmandos doutrinários
da seita[Ele se refere aos Testemunhas
de Jeová].
“Cristo ora ao Pai, pedindo-lhe para retornar a gloria
que TIVERA ANTERIORMENTE... Foi esta oração atendida?Sim.Paulo em Filipenses 2:9
nos cientifica da resposta positiva a esta oração
-”Pelo que
também o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”.
[Leia I Corintios,11:3;15:20-28;´João´,13:16;20:21].
Esta passagem da Escritura colocada ao lado de Isaias
42:8 e 48:11...prova quem é Cristo.dando-nos um testemunho INEQUIVOCO...da sua
divindade...
Isaias 42:8 e 48:11 Deus declara peremptoriamente que
a Sua GLORIA...,que é inerente á Sua pessoa,não poderia ser dada a
nenhuma...outra pessoa,...que não fosse divina...
Não existem argumentos entre as Testemunhas de Jeová,
que possam combater a VERDADE REVELEDA NESTAS PASSAGENS... DA
BÍBLIA...
A declaração de Cristo em João 17:5 revela que ele
seria glorificado COM A GLÓRIA DO PAI.... e esta glória NÃO LHE ERA NOVA,desde
que ele afirma que ele possuía COM (grego pará) o
Pai...
Se João quisesse dar a idéia de ATRAVÉS ele
teria usado a preposição grega dia-“diá” e não para-“pará”...
Jesus
reclamou... a mesma glória do Pai...e desde que Jeová...afirma que a Sua
glória(Isaías 42:8) não seria dada a outro,a unidade de substancia entre Ele e
Cristo...é inegável...Eles são um...em todas as suas maravilhosas
implicações...e embora NÃO POSSAMOS ...ENTENDER TOTALMENTE...ESTE
MISTÉRIO...[Apoc.17:5],ALEGREMENTE VO ACEITAMOS...,e assim fazendo
permaneceremos fiéis a Palavra de Deus...
E conclui dizendo:
Este versículo poderia ser explanado assim: “Pai,
tendo eu terminado a minha obra aqui na terra, peço-te... [!?]que me
restituas...ao GOZO...daquela GLÓRIA INEFAVEL...,que eu,COMO MEMBRO DA
TRINDADE...,tinha contigo...,ANTES DA CRIAÇÃO...”(Grifos e sublinhas
acrescentados).
Na tentativa tenaz de provar a divindade do Senhor
Yehoshua, o Dr. Walter Martim em sua obra “O Império das Seitas”,cita o texto do
evangelho de Yohanan (´João´) 17:5, da seguinte forma:
“E agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a
glória que eu tinha junto de
ti... antes que o mundo existisse”.
Ele diz: “Temos uma prova conclusiva da identidade do
Senhor Jesus. Ai está um testemunho perfeito de que Cristo é
Deus”.[....]
Creio que deu para o leitor captar toda a ´idéia´,que
os tais cérebros teológicos tecem como aranhas em torno desta
passagem.
Portanto, partamos agora para a refutação dos
argumentos escolásticos e equivocados que tem sido feito sobre este
versículo.
Quanto ao “argumento” do teólogo ´adventista apaixonado´, que no
fimmembro da Trindade,...tinha contigo,
antes da criação”.Perguntamos:...-Precisaria Ele o Mestre,pedir,algo que já
fosse Dele?!-, Analise o leitor o absurdo! de sua obra faz o seguinte comentário sobre João 17:5: “Este versículo poderia ser explanado assim:
Pai, tendo eu terminado a minha obra aqui na Terra, peço-te que me restituas...
ao gozo daquela glória inefável, que eu, como
Em atenção à citação feita do Dr. Walter Martim, onde
ele faz uma conexão entre os textos: João 17:5, Isaías 42:8; 48.11, formulando
assim um argumento capcioso, na tentativa de mostrar que a glória que o Mashyah estava rogando
ao Pai, não era outra senão a que ele já
possuía,...sendo o mesmo um dos participantes da Trindade; em que Ele formula o
seguinte “racioçinio”,de como o Pai,...o Criador: h w h y já havia
afirmado através do profeta Yeshayah ( Is 42:8; 48:11), que “a outro não daria a sua glória”;Esta
GLÒRIA, não poderia ser dada a outra pessoa se esta não fosse divina !!!...;E que sendo
assim, ele conclui dizendo que o Mashyah é o próprio h w h y encarnado, possuindo assim a glória do
mesmo Pai, inerente à sua natureza... (´João´,8:40;14:28;I Tim,2:5;II,2:8).Para
tentar refutar os Testemunhas de Jeová,tais teólogos,...fazem uso da teoria
KENÓTICA.Citam Mateus 17:2, para mostrarem que mesmo o Mashyah na forma de homem
(segundo eles), não teria se esvaziado de sua glória.
(*) KENÒSIS=ESVASIAMENTO. A teoria Kenótica ensina que
o Mashyah sendo o próprio Deus... se esvaziou de toda a sua glória, tornando-se
semelhante aos demais homens.Mais detalhes,a refutação de tal ´teoria´,ver
tópico: “FILIPENSES ,2.6-11”;Leia,`Isaías´,53.10-12.Para um melhor entendimento
do que vem a ser KENÓSIS”.extraímos do: “DICIONÁRIO
ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA” Edições: “VIDA NOVA”,p .902 o que segue:
Mas,...voltemos aos
argumentos.
Como apelam para tais sofismas,passaremos ao relato
sobre a transfiguração, relato este que para muitos é a sustentação da doutrina
sobre “a glória inerente à natureza do Cristo”, mesmo este, se encontrando na
forma de homem. Leiamos o texto, de acordo com Lucas, 9.29-36.(Idem,Marcos
2-13)
Luc,9: “E
transfigurou-se diante deles, e o seu rosto resplandeceu como o sol, e o seu
vestido ficou mui branco e resplandecente, e eis que estavam falando com ele
dois varões, que eram Moisés e Elias,(Hebreus,11.23-29;32,38;I
Reis,18.4,19.9;Leia os versos:13,e 39-40). Os quais com glória (doxh=dóxe), falavam da sua morte, a que havia de
cumprir em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele, estavam carregados de
sono, e, quando despertaram, viram a sua (de Yehoshua) glória (doxan=dóxan), e aqueles dois varões que estavam
com ele.
E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele,
disse Pedro a Yehoshua: -- Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três
tendas, uma para Moisés, uma para Elias e uma para ti,... não sabendo o que
dizia....
E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com
a sua sombra, e entrando eles na nuvem, temeram. E saiu da nuvem uma voz que
dizia: - “Este é o meu Filho amado, a ele ouvi”.
Daremos a palavra agora para uma das testemunhas
oculares: II Pedro 1.16-17: “Por que não
vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Yehoshua Mashyah, segundo
fábulas artificiosamente compostas, mas nós mesmos vimos a sua
majestade”.
Portanto, ele recebeu de Deus Pai honra e glória (doxan=dóxan), quando da magnífica glória... (doxhV=dóxes) lhe foi dirigida a seguinte voz:
“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Em resumo, nós vemos que a glória manifestada na
transfiguração não caracteriza a sua divindade, mas sim, esta glória era um protótipo daquela que ele
iria receber após a sua ressurreição, é tanto, que aos discípulos ele
disse: “A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado
dos mortos”.... (Mt 17:9, compare com.
Atos, 2:23-36).
A palavra
glória (dóxa), mencionada no relato acerca da transfiguração, significa
esplendor, brilho, radiação. Esta glória não deve ser entendida como sendo uma
evidencia da “divindade do Mashyah”, e nem tampouco comparar com a glória de h w
h y mencionada em Isaías 42:8; 48.11. Para tanto, seríamos obrigados a afirmar a
consubstancialidade de Elias e Moisés com o Pai, porque eles também
apareceram(en``doxh=
em glória. ( Lucas,
9:31)...
O esplendor manifestado naquela oportunidade foi
devido ao contato direto do Eterno h w h y com o Senhor Yehoshua ( Lc 9:34;
35);O que aconteceu naquela transfiguração,foi algo parecido,como o que ocorreu
com Moshé (´Moisés´) que ficou com o seu rosto tão resplandecente,que foi até
mesmo necessário usar um
véu...para se comunicar com os filhos de Israel, devido o contato direto
que teve com h w h y. ;Vejamos Êxodo 34:29-33.
“Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas
mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto
resplandecia, por haver falado com
ele, Elohim”.
Olhando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés,
a pele do seu rosto resplandecia pelo que tiveram medo de aproximar-se
dele.
Moisés, porém, os chamou; Arão e todos os príncipes da
congregação tornaram a ele, e Moisés lhes falou.
Tendo Moisés acabado de falar com eles, pôs um véu sobre o seu
rosto.
Yehoshua não aceita a glória (doxan)dos homens (João 5.41), ele não busca
a sua própria(doxan=
glória ( João
8:50).
Ele ensinou a seus discípulos a não aceitar ou buscar
(doxan)a
glória dos homens (João 5:44); os
discípulos seguiram o seu exemplo (doxan=I
Tessalonicenses 2:6).
Yehoshua não buscava a glória dos homens, mas sim
aquela (doxh=glória)
que o Pai lhe reservou antes da fundação do mundo.
Em oração ele roga ao Pai para que o glorifique(doxason=doxason),
com aquela glória que ele já possuía com o Pai.
“E agora, Pai, glorifica-me em tua presença com a
glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”. (João
17:5).
Esta parte de sua oração sacerdotal não indica a sua
preexistência, e nem a sua divindade. Ele orava, não para que o Pai lhe
restituísse a glória que ele possuía como um ser preexistente, mas sim, para que
o Pai lhe glorificasse (Gr. Doxason) com aquela glória que o Pai lhe havia
reservado (Heb.12:1-2) antes da fundação do mundo. E em concordância, com isto,
a própria Bíblia de Jerusalém (católica)reconhece que o texto de João 17:5,esta
sujeito a VARIANTE,...E,a partir daí nos oferece as seguintes opções de tradução
deste texto.Senão vejamos:
“r) Var.: “a
glória..que EXISTIU...JUNTO DE TI...”;ou “ a GLÓRIA...da qual eu existo”....;ou:
“ a GLÓRIA JUNTO DE TI”...
“S) A GLÓRIA...que Jesus possuía,em sua
preexistência divina....ou...A
GLÓRIA QUE O PAI....LHE RESERVA...,DESDE TODA A ETERNIDADE”
página.1408.
Evidentemente, esta última ´variante´,está de
acordo,concorda perfeitamente com:Gálatas,4:4,e
Hebreus,12:2, Não é mesmo?
Ele possuía esta glória não como um ser preexistente,
mas sim como um ser predestinado, ele já existia no plano de Elohim, antes mesmo
de seu nascimento. Paulo fala do propósito (Gr. Próthesis): plano, propósito eterno que Elohim
havia feito em Mashyah Yehoshua. ( Efésios 3:11).
Efésios 1:4-11: “Pois nos elegeu nele (Yehoshua) antes
da fundação do mundo”...
Yehoshua já existia no propósito eterno do Criador,
antes mesmo da fundação do mundo. Nele concorreriam todas as coisas na
dispensação da plenitude dos tempos,(Gal.4.4) tanto as dos céus, como as que
estão na Terra.
Ele foi o primeiro ser humano a ser chamado de Filho
de Elohim (Marcos 1.10),de acordo com o propósito do Criador(hwhy) para a
INAUGURAÇÃO DE UMA NOVA
CRIAÇÃO...(Apocalipse,21.5;4.1-11;5.1;Yeshayahu,43.19;II,Cor
11;5.1;Yeshayahu,43.19;II,Corintios,5.17;Efésios,4.24;Colossenses,3.10;I,Corintios,11.5,7;
15.20-28;Apocalipse,3.14).
Ele foi o único a preservar as características de
Elohim, em sua vida terrestre.
Elohim fez o homem à sua imagem (Gênesis
1.26-27).Adão, o primeiro homem, possuiu esta imagem, este tinha as
características de Elohim, até o dia em que pecou, perdendo assim a imagem exata
do Criador, porque Elohim não peca, mas Yehoshua podia dizer: “Quem me vê, vê o
Pai” (João 14:9). Ele foi o único ser humano a preservar a imagem exata de
Elohim (Hebreus 1:3; +12.1-2).
Ele não pecou (II Pedro 2.22). Ele é a IMAGEM
RESTAURADA DO CRIADOR, OBLITERADA PELA QUEDA DE ADÃO (Gên..3.1-24).
(Gênesis.1.26;Ecles.7.29;II,Corintios.5.17;Efésios,4.24;
Colossenses,3.10;I.Coríntios,11.7
A seu respeito, Paulo diz: “Nos quais o deus deste século cegou...os
entendimentos (Efé.1.18) dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do
evangelho da glória de Mashyah, que é
a imagem de Elohim (II Coríntios
4:4).
“Ele é a imagem do El invisível, o primogênito de toda
a [NOVA] criação” (Colossenses,1:15).[ II,Cor.5.17; Efésios,4.24;
Colossenses,3.10;Romanos.12.2].
“O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser”... (Hebreus
1:3).
Não seria necessário o Mashyah ser preexistente para possuir a
glória, que ele roga ao Pai em oração, porque Elohim fala das coisas
inexistentes, como se as mesmas já existissem ( Romanos 4:17). Mesmo Yehoshua
não existindo como um ser, para Elohim ele já existia através do seu eterno
plano, e, por sua vez, possuía a glória que lhe seria concedida após a sua
ressurreição.
Para nós mortais, o Mashyah morreu a quase 2000 anos
atrás, mas para Elohim que é onisciente, Mashyah já estava morto desde a
fundação do mundo, quando pronunciou: “E porei inimizade entre ti ( Satanás) e a
mulher, entre a sua descendência e o seu descendente. Este (Yehoshua) te ferirá
a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”( Gênesis 3:15). Elohim já contemplava,
através de sua onisciência e do seu eterno propósito que havia feito em Mashyah,
a morte, a ignomínia e a glória do
Mashyah.(´Isaías´52:13-15;53:1-12)
Nós vemos que o apóstolo Yohanãn (´João)entendeu bem o
plano de h w h y, ao dizer: “E todos os que habitam sobre a terra a adorarão,
esses cujos nomes não estão no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a
fundação do mundo” (Apocalipse 13:8).
As Testemunhas de Jeová, em sua revista “A
SENTINELA”,15 de junho de 2005,p.5,explicam o sentido da expressão:“Antes da fundação do mundo”,no que diz
respeito a redenção do gênero humano da seguinte
maneira.
Continuemos...
É evidente
que o Mashyah morreu há aproximadamente 4004 anos após “a fundação do mundo”,
mas para o Eterno Criador ele já estava morto. Assim como ele não tinha
ainda morrido, mas para Elohim ele já estava morto, automaticamente, aquela
glória também já existia. Por isso que Yehoshua disse: “E agora, ó Pai,
glorifica-me em tua presença, com a glória que eu tinha contigo antes que o
mundo existisse” (João 17:5, compare. Romanos 4.17).
Yehoshua disse que havia dado tal glória aos seus
discípulos, assim como o Pai o havia dado.
João 17.22: “Eu lhes dei a glória (doxan=dóxan)....que tu me destes” ...
Yehoshua foi o protótipo da humanidade perfeita, ele
foi o primeiro a ser declarado Filho de Elohim, mediante o espírito de santidade
e após a ressurreição dos mortos. Ele foi feito às primícias (I Coríntios
15.23), o primogênito (Gr. Prototókos– mais excelente) de toda a criação (
Colossenses 1:15) comp. Sl 89:27. Ele é o unigênito (Gr. Monogenes= único da
espécie, singular) de Elohim (João 3:16). Os “salvos” passarão pelo mesmo
processo para alcançarem(doxan=dóxan)....
à glória (Romanos 8:18,28-30, I Coríntios 15:22-23, 47-50).
Recapitulando, o argumento usado no intuito de provar
a preexistência e a divindade do Mashyah: (Isaías 48:11) “Por amor de mim, por
amor faço isto. Como seria profanado o meu nome? A minha glória(Hb. Kavohdh=
Grego:Doxa=reputação, posição) não darei a outrem”.
Após h w h y ter usado faraó como instrumento para
tornar manifesto o seu poder aos filhos de Israel, de ter libertado Israel da
escravidão, com braço forte, de ter criado para si um nome eterno (Isaías
63.12-14), ele não iria aceitar nenhuma imagem de escultura para ser
co-participante de sua glória (Isaías 42:8).
Vemos como Israel em sua incredulidade queria tirar a
glória e dá-la a uma imagem de escultura. Vejamos:
Êxodo 32:3-4. “Então todo o povo tirou os pendentes de
ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxe a Arão....Ele os tomou das suas
mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de ouro
(fundição). Então eles disseram: são estes ó Israel, os teus deuses, que te
tiraram da terra do Egito”.
Israel, através de sua desobediência, roubava a glória
do Criador, dando-a ao bezerro de fundição, dizendo que este era quem os havia
libertado do Egito, quebrando assim o primeiro mandamento, que
diz:
“Eu sou h w h y teu El, que te tirei da terra do
Egito, da casa da servidão”.
“Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo
20:1-3).
h w h y em seu eterno zelo pela sua glória, não iria
deixar tirar o mérito de havê-los libertado do Egito e conceder a um objeto
feito por mãos de homens. O Criador se enfureceu com a atitude dos filhos de
Israel, e disse: “Agora, pois, deixa-me,
para que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma. Então farei de ti uma
nação” (Ex. 32.10).
h w h y não iria dar a sua glória a uma imagem de
fundição, como ele disse: “Eu sou h w h y, este é o meu nome, a minha glória
(Hb. Kavohdh- reputação, posição, Gênesis 49:16) não darei a outrem, e o meu
louvor as imagens de escultura”. (Isaías 42:8).
Após Elohim ter libertado Israel com todo zelo, sinais
e prodígios, ele não iria deixar que um objeto de fundição viesse a ficar com a
sua glória.
Mas ao Mashyah Yehoshua ele concedeu aquela glória,
que ele já havia reservado antes da fundação do mundo, (Heb.12.2)não a glória
que é a essência de sua divindade, e sim GLÓRIA no sentido de IDENIZAÇÃO,
PREMIO, ou GLORIFICAÇÃO; Ou seja, aquela a qual Yehoshua disse: “Eu lhes dei a
glória ...que tu me deste” (João 17:22). Yehoshua deu aos seus discípulos a
glória que recebeu do Pai; Neste caso, por terem recebido do Mestre A GLÓRIA DO PAI, - Seriam os discípulos
também,consubstanciais... com o Pai ?...
Que a prece do Mestre Yehoshua,pedindo ao Pai que lhe
desse “aquela glória que lhe estava reservada”(Hebreus,12.1-2 P.I.B),tenha sido
atendida,podemos confirmar lendo Efesios,2.8,onde o apóstolo Paulus nos mostra
que o eterno respondeu a sua oração nestes termos:
Filipenses, 2:8. “Pelo que El o exaltou soberanamente,
e lhe deu um nome que é sobre todo nome” (Compare. Atos,
4.12).
Para que no nome de Yehoshua (não Jesus...) se dobre
todo joelho dos que estão no céu, na terra e debaixo da
terra.
E toda língua confesse que Yehoshua é Senhor (Não para
a sua própria glória, para a glória do Pai, que o constituiu Senhor e
Mashyah.Atos,2.36) para a glória de El o Pai. Para que El seja tudo em todos (I
Coríntios 15.24-28).
Hb. 2:9-10. “Vemos, porém, aquele que foi feito um
pouco menor do que os anjos, Yehoshua, coroado de glória e de honra, por causa
da paixão da morte, para que, pela graça de El, provasse a morte por
todos”.
Convinha que aquele (h w h y) para quem são todas as
coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à
glória,...consagrasse pelas aflições o autor da salvação deles (compare. Atos,
3:15;5.31;´Judas´,25).
Hebreus,1:4. Assim ele se tornou tanto mais excelente
do que os anjos, quanto herdou mais excelente (Gr. Kreitton) nome do que
eles.
Ef 1.17-21. “Para que o El de nosso Senhor Yehoshua
Mashyah, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e
de revelação”.
Oro também para que sejam iluminados os olhos do vosso
entendimento, para que saibais qual seja a esperança de sua vocação, e quais as
riquezas da glória da sua herança nos santos.
E que a suprema grandeza do seu poder para conosco, os
que cremos segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Mashyah,
ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o assentar-se à sua direita nos
céus.
Acima de todo principado, e autoridade, e poder, e
domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século (mundo), mas também
no vindouro.
E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés (comp.
I Coríntios 15:24-28), e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da
Igreja (comp. I Coríntios 11:3).
Mt. 28.18...“Todo poder é me dado (não restituído) no
céu e na terra”.
Atos, 5.31. “El com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel
o arrependimento e a remissão dos
pecados”.[Atos,2.37-38;4.12;8.12-16;19.6;Col.3.17]
O Mashyah não se glorificou a si mesmo, (´João´8.54)
tal não aconteceria se o mesmo fosse um ´deus encarnado´. Yehoshua nasceu,
cresceu e morreu, tinha fome, sede, sono, cansaço, alegria, tristeza, chorava,
etc. (Hb. 5:5; 2:14-18; 5:7). Ele foi o profeta que Elohim prometeu a Moisés,
dizendo que este seria semelhante a Moisés, e não a si próprio. (Dt.
18.15-18).
Jamais teria passado pela mente de Moisés, que tal
profeta seria o próprio Criador encarnado, ou uma parte da divindade, até porque
h w h y se revelou como sendo o único El existente tanto no céu como na terra.
(Dt.4:35,39). O Criador não prometeu um El, nem um ser vindo do céu, mas sim um
homem que seria o portador de sua palavra. A este respeito, Elohim disse: ... e
porei as minhas palavras em sua boca. Yehoshua conclui: ... “Esta palavra que
ouvis não é minha,...mas do Pai que me enviou”... ( João
14.24;13.16;20.21).
E os discípulos testemunham: (João 1.45) Filipe
encontrou Natanael e disse: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na
lei,[Deut.18.15-19] e a quem se referiram os profetas: Yehoshua de Nazaré, filho
de Yoseph (comp. At 3:20-24).
“Assim como o pecado e a morte entrou por um homem,
também a ressurreição dos mortos veio por um homem” (´João, 8.40), e não por um
“deus-homem” (I Coríntios 15:21-22; Romanos 5:12-20).
E assim podemos dizer: “Há um só (não três em um) El
(h w h y, I Coríntios 8:4-6, Isaías 43.10-11, Mc 12.28-32) e um só mediador
entre El e os homens, Yehoshua Mashyah homem” ( não deus-homem)...
Devemos pregar um Messias não “segundo fábulas artificiosamente
compostas” (II Pedro 1.16-17), querendo fazer dele um herói divinizado, de
molde greco-romano. Como diz a obra católica intitulada
Jesus Cristo.
“O esforço de
tornar Jesus compreensível aos não-judeus, arriscava-se a helenizá-lo, a fazer
dele um herói divinizado, de molde greco-romano. No helenismo existe toda uma
literatura edificante consagradas a descrever os feitos dos homens divinos (a
figura do Theios aner), curandeiros, heróis, imperadores, nos quais se
manifestava a divindade”.[Vide,Atos,14.11,B.Vozes].
Devemos, sim, anunciar o Messias que Elohim prometeu a
nós, através dos santos profetas, (I,Kefas,`Pedro´,1:10,16) não um Messias
helenizado ( I João 4:1-4, I Coríntios 11:3-4), para que assim, verdadeiramente,
venhamos a ser glorificados com aquela glória que o Pai também nos tem nos
reservado...(Hebreus,12.1-2;Romanos 8:28-30, Efésios 1:3-4, I Coríntios 2:9),
E por fim, concluímos este estudo,mostrando ao nobre e
paciente leitor,que o Mestre Yehoshua,RECEBEU,AQUELA GLÓRIA QUE ELE PEDIU AO
PAI, 1°)
Como Ele mesmo afirmou,pelo motivo principal de ter VENCIDO O MUNDO, E isto o
próprio Mestre deixa implícito quando afirmou: “ VENCI O MUNDO”...(´João´16:33);2°) E
isto é confirmado pelo apostolo Paulus,em Hebreus 12:2,onde ele nos mostra que
Ele,o Mestre não recebeu a glória,ou
gozo,por RESTITUIÇÃO,mas sim porque Ele “correu para alcança-la”;É por isso,que
o mesmo apostolo nos exorta a fazer o mesmo(Heb.12:1).
3°)
No livro do Apocalipse,(5:9,e 12)lemos os motivos principais,pelos quais foi
possível ao Eterno Pai,atender a oração do Mestre,quanto a receber “ AQUELA
GLÓRIA”,(e não pessoa),que era preexistente...
“...E cantavam
um novo cântico,dizendo:Digno és de tomar o livro,e de abrir os seus
selos;PORQUE FOSTE MORTO...,E COM O SEU SANGUE...COMPRASTE PARA DEUS[Atos,20:28Loyola] HOMENS DE TODA
A TRIBO,E LINGUA,E POVO,E NAÇÃO...
.....Digno é o Cordeiro...(´João´,1:29),que foi
morto,de receber o poder,e riquezas,e sabedoria(Mat.24:36),e força,e honra,...e
[doxan=dóxan=GLÓRIA]
E ações de graça”....
Portanto amigo leitor vamos procurar,“correr”, e nos
preparar, conforme nos ensinou Paulus,(Hebreus,12:1-2) para que naquele dia
venhamos a ouvir as seguintes palavras do Senhor : ucwhy =
Yehoshua:...
“Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mt 25.34).
ASSIM SEJA!
APOCALIPSE: 18:4.
OBS. Este estudo foi escrito primeiramente pelo irmão
Altamiro de Eunápolis-Bahia; E, posteriormente ampliado, e corrigido, por
mim. #
J.E.C. Dezembro
de
2006.
Por: Joel Elisio da Costa
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