terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A PROCEDÊNCIA DO MESSIAS DE ISRAEL
 


A PROCEDÊNCIA DO MESSIAS DE ISRAEL
PROFETA POR PROMESSA OU DIVINO POR MILAGRE?
Certamente o Yúd-Hê-Wau-Hê El não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Amós 3:7)
Conforme os textos de Números 23:19; Malaquias 3:6, Tiago 1:17 e Tito 1:2 - El não menti, não se arrepende, e Nele não há mudança nem sombra de variação, Vejamos:
Números 23:19 “El não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”
Malaquias 3:6 “Porque eu, o Yúd-Hê-Wau-Hê, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”
Tiago 1:17 “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Tito 1:2 “Em esperança da vida eterna, a qual El, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”.
Josué 21:45 afirma que nenhuma das promessas feita por El a Israel, deixaram de ser cumpridas.
“Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Yúd-Hê-Wau-Hê falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.”
DIANTE DO QUE JÁ FOI EXPOSTO, VIMOS QUE EL NÃO FAZ NADA SEM REVELAR OS SEUS SEGREDOS AOS SEUS SANTOS PROFETAS, BEM COMO, QUE ELE NÃO DEIXA DE CUMPRIR COM SUAS PROMESSAS, TODAVIA EXISTE UMA PROMESSA QUE TEM SIDO QUESTIONADA POR ALGUNS. A PROMESSA A CERCA DO MESSIAS, MAIS PRECISAMENTE SOBRE A SUA PROCEDÊNCIA.
Iremos expor a seguir, algumas das profecias acerca do Messias, vejamos se El promete: o Messias homem ou deus; se da descendência de Davi, ou divino, ou quem sabe um anjo encarnado, etc...
Lembrete: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. (João 3:6)
Vamos as Promessas acerca do Messias:
Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Gênesis 49:8-10 (benção profética de Jacó a Judá) “Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos”.
Números 24:17 (Profecia por Balaão a Jacó)
El promete levantar, suscitar, um profeta semelhante a Moisés, dentre seus irmãos.
Deuteronômio 18:15-18 “O Yúd-Hê-Wau-Hê teu El te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;... Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.
O ETERNO PROMETE O MESSIAS DENTRE O POVO DE ISRAEL, DA TRIBO DE JUDÁ, NASCIDO EM BELÉM, DE DECEDÊNCIA DAVIDICA, SEMELHANTE A MOISÉS (HOMEM-PROFETA).
Promessas feitas a Davi
Salmo 89:20-37 “Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, Com o qual a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá... E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder... Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu El, e a rocha da minha salvação. Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme, E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu. Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nos meus juízos, Se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, então visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniqüidade com açoites. Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade. Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi. A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu. (Selá.)
EU PERGUNTO: A SEMENTE DE QUEM DURARÁ PARA SEMPRE? SEM DÚVIDA NENHUMA QUE É A SEMENTE DE DAVI!
Salmo 132:11 “O Yúd-Hê-Wau-Hê jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.
O TEXTO ACIMA AFIRMA QUE O MESSIAS PROCEDERÁ DO VENTRE DE DAVI. PARA AQUELE QUE POSSA IMAGINAR QUE O TEXTO SE REFERE A SALOMÃO, EU FAÇO UMA PERGUNTA: SALOMÃO REINA PARA SEMPRE? NÓS AFIRMAMOS: O MESSIAS REINARÁ ETERNAMENTE, CONFOME A PALAVRA DE EL. Vejamos:
Lucas 1:32-33 “Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Yúd-Hê-Wau-Hê El lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Uma promessa feita a Jessé (pai de Davi)
MAIS UMA VEZ A PROMESSA É QUE O MESSIAS VIRIA DA DESCENDÊNCIA DE DAVI, PROMESSA QUE FOI FEITA TAMBÉM A JESSÉ O PAI DAVI.
Isaias 11:1-10 “PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Yúd-Hê-Wau-Hê, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Yúd-Hê-Wau-Hê... E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”
Jeremias 23:5,6 “Eis que vêm dias, diz o Yúd-Hê-Wau-Hê, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual El o chamará: SENHOR JUSTIÇA NOSSA.
Miquéias 5:2 “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. O profeta revela a cidade, o estado e pais em que haveria de nascer o Reis de Israel.
AFIRMA O TEXTO QUE O MESSIAS NASCERIA EM BELÉM, CIDADE DE JUDÁ, O QUE É CONFIRMADO EM Mt. 2:6 “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”.
A genealogia do Messias?
LIVRO da geração de Yehôshua, filho de Davi, filho de Abraão.
“Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Rão (Rute 4:22 I Cron. 2:10); E Rão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia. E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José...”
FICA UMA PERGUNTA A SER RESPONDIDA, SERÁ VERDADE QUE O ETERNO QUE DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, CONFIRMOU A GENEALOGIA DO MESSIAS POR VARÃO (HOMEM), AGORA IRIA MUDAR PARA UMA VAROA (MULHER)? VEJA QUE DE ADÃO A JOSÉ UMA LINHAGEM FORA CONSERVADA, DA QUAL NASCERIA O MESSIAS.
Veja o texto de Lucas 1:32-33 “...e o Yúd-Hê-Wau-Hê lhe dará El lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente... e o seu reino não terá fim”.
"E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi)," (Lucas 2 : 4)
Maria era casada com José (Mateus 1:19),
“...um homem, cujo nome era José, da casa de Davi
E Maria a qual família pertencia?
Pertencia a família Araonica, pois ela era da tribo de Levi.
Lucas 1:5 e 36 “Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel, e eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril.”
Maria não tinha nenhuma dúvida quanto ao Pai do seu filho Yehôshua, de forma que fala abertamente “teu pai e eu”. (Lucas 2:41 e 48)
“Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.”
Fato também muito bem definido para a família e amigos de Yehôshua.
Mateus 13:55-57Não é este o filho do carpinteiro (José)? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Yehôshua, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
Lucas 3:23 “E o mesmo Yehôshua começava a ser de quase trinta anos, sendo filho de José
Lucas 4:22 “E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José.
João 6:42 “E diziam: Não é este Yehôshua, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos?
João 1:45 - Filipe que esperava o Messias conforme as Escrituras, com certeza este sabia de onde o Messias procederia. E ao encontrar com Natanael, seu amigo, disse-lhe “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Yehôshua de Nazaré, filho de José”.
Veja que a promessa de Yehôshua é para aqueles que crêem nele conforme as Escrituras, e não conforme estabelece os mitos de nações pagãs, cujas origens são desde a antiguidade, desde os tempos de Ninroide.
João 7:38 “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”
Lucas 24:44) "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos."
COMENTÁRIO:Analisando o tema, notamos que a grande confusão se dá por tentarem fazer do Messias um ser divino, filho de um deus com uma virgem, certamente sob a influência de mitologias das nações pagãs, algumas acreditavam que seus deuses baixavam á terra e coabitava com mulher e gerava filho com ela, deus-homem, que o filho nascido da virgem era também deus e, se integrava ás suas trindades. “Paulo e Barnabé entrando em Listra, cidade de Licaônia curou um coxo que nunca tinha andado. E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes” (Atos 13:11-13). Porém nós acreditamos no Mashiach conforme as promessas feitas por El, pelos seus servos, na Lei, nos Profetas, nos salmos e também nos apóstolos. Não conforme as crenças pagãs que são de origens Babilônicas, cujas doutrinas têm embriagados a muitos até nos dias de hoje.
Para não nos delongarmos muito, deixaremos a história e ficaremos apenas á luz das Escrituras, que nos ensinam que Yehôshua é, na verdade, filho do Homem, a saber, de José descendente de Davi filho de Jessé.
Como vimos anteriormente, Yehôshua e a sua família eram conhecidos do povo que diziam: " Não é este Yehôshua, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? (João 6 : 42) "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? (Marcos 6:3) Yehôshua tinha uma família normal pai, mãe, irmãos, avós, porém havia sido gerado no propósito de El antes da fundação do mundo; como verbo, palavra, profecia, ele já existia desde os tempos da eternidade.
Não que duvidamos do poder de El, pois até das pedras Ele pode suscitar filhos, (Mt.3:9) mais por conhecer a sua palavras, e saber, que "El não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23 : 19) El fez promessa de enviar um Messias homem, e então enviaria um deus? Prometeu que o Messias nasceria da descendência de Abraão, que seria da tribo de Judá, que nasceria em Belém. Teria El feito falso juramento a Davi, dizendo que o Messias nasceria da sua descendência? Se El não mentiu a Davi, então Yehôshua é de fato filho natural de José, pois era José da casa e da família de Davi, sendo Maria levita da linhagem faraônica.
II Timóteo 2:8 – “Lembra-te de que Yehôshua Ha Mashia, que é da descendência de Davi, El ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho”
Apocalipse 5:5 e 22:16 “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. Eu, Yehôshua, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã
Quanto ao texto de Isaias 7:14 tradução de João Ferreira de Almeida, é utilizado na mensagem do nascimento virginal. Veja como o mesmo texto é citado em inúmeras outras versões bíblicas:
A Bíblia edição da Palavra Viva – Estampley, dos missionários capuchinhos diz: OLHAI A JOVEM ESTÁ GRÁVIDA.
A Bíblia de Jerusalém também diz: A JOVEM ESTÁ GRÁVIDA.
A Bíblia Teb edição Loiola igualmente diz: A JOVEM ESTÁ GRÁVIDA.
A Bíblia Hebraica Tanach diz: A MOÇA GRÁVIDA.
As versões citadas, traz na profecia de Isaias 7:14 – “a jovem está grávida”, que é fiel ao texto original em hebraico, onde é encontrado o termo Almah, que significa jovem, e não o termo Bethulá que significa virgem. Será que se trata apenas de um equivoco por parte do tradutor.
A Bíblia católica de Matos Soares nos diz, que a virgindade de Maria, é doutrina de fé católica e é ensinado pelos padres e a igreja. (nota roda-pé de Mateus 1:21) E você o que diz?
Veja como começa o relato do nascimento virginal – Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim... Em seguida, relata uma história com base no que teria dito o profeta, (Mateus 1:22 e 23) qual profeta? Nenhum profeta profetizou que o Messias viria de uma virgem, que nasceria de um milagre.
Há controvérsias no relato de Mateus 1:18 a 25 na mesma versão bíblica:
O verso 19 e 24 - afirma ser José o marido de Maria;
O verso 20 – O anjo chama José de filho de Davi (Lucas 2:4 confirma que José era da casa de Davi);
O verso 25 – diz que José não conheceu Maria, mais em seguida diz que a criança é seu filho, seu filho primogênito;
A final, quem é o verdadeiro pai de Yehôshua?
Sem dúvida, podemos afirma que Yehôshua é filho de El "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de El, esses são filhos de El." (Romanos 8:14).
``E repousará sobre ele o Espírito do Yúd-Hê-Wau-Hê´´( Isaias 11:2)
``O Espírito do Yúd-Hê-Wau-Hê é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou- me a curar os quebrantados do coração” (Lucas 4:18)
O espírito de El esta nele, como também naqueles que o receberem.
"E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do El vivo." (Romanos 9:26)
"Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de El, mas os filhos da promessa são contados como descendência." (Romanos 9:8) aqueles que são guiados pelo Espírito.
Yehôshua falava com autoridade que era Filho de El, assim como nós, podemos afirmar para essa geração perversa e incrédula que somos filhos de El, (Filipenses 1:15) porque "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de El." (Romanos 8:16)
"E, porque sois filhos, El enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, (palavra transliterada do aramaico que significa Pai)." (Gálatas 4:6)
El ainda tem gerado filhos, aos quais tem dado poder e autoridade contra satanás. Em João 1:12-13 lemos: ``Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de El, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de El.´´ Da mesma forma que Yehôshua foi gerado por El, estes também foram, e assim como Yehôshua foi ressuscitados, glorificados e coroados com a vida eterna, estes também serão, e com Yehôshua reinarão.
"E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de El, e co-herdeiros de Mashia: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." (Romanos 8 : 17)
"Porque, se pela ofensa de um só (homem - o primeiro adão), a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só (homem – o segundo adão), Yehôshua Mashia." (Romanos 5 : 17)
"E para o nosso El os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra." (Apocalipse 5:10)
Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de El, sendo filhos da ressurreição. (Lucas 20:36) (Yehôshua é o primogênito)
Diz o apóstolo Paulo: ``Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de El em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Yehôshua Mashia, nosso Senhor´´ (Romanos 1:3,4) Paulo afirma que Yehôshua é verdadeiramente da descendência de Davi e foi Declarado filho de El, em poder pelo Espírito de Santidade e pela ressurreição dos mortos.
El ainda tem declarado filhos, `` Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.´´ (Gálatas 4:28) "Sendo nós, pois, geração de El..." (Atos 17 : 29) "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível..." (I Pedro 1:23) "mas o que de El é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." (I João 5 : 18)
Se Yehôshua fosse Deus, qual a necessidade de ser preservada pelo Yúd-Hê-Wau-Hê uma linhagem, desde o primeiro homem, desde o princípio, desde os tempos antigos? (Gênesis 4:25
``ESTE SERÁ grande, E SERÁ chamado filho do Altíssimo; e o Yúd-Hê-Wau-Hê El lhe dará o trono de Davi, seu pai;´´ (Lucas 1:32) o verso é claro ao citar que Yehôshua seria exaltado (grande) por El, que ele seria também chamado Filho do altíssimo, (porque não era). O texto explica também, que Yúd-Hê-Wau-Hê daria a Yehôshua o trono do seu pai Davi, cumprindo-se o que havia prometido com juramento que da (e não na) descendência de Davi nasceria o Messias, aquele que assim como o patriarca Davi, também seria Rei. Fica uma pergunta, será Davi o pai de deus? Claro que não, Davi só poderia gerar um ser humano.
A Bíblia diz que Yehôshua está assentado a destra de El, estar ao lado de El, não quer dizer, ser El, lembra da história de José no Egito, apesar de Faraó ter dado a ele poder e autoridade sobre todo o seu reino, para ele administrar e cuidar de seus interesses, isso não fez dele o Faraó. Yehôshua recebeu de El autoridade e poder; recebeu a honra de se assentar ao lado de El, mas não no trono de El, ele foi constituído por El, Rei e Senhor.
Yehôshua reconhece que ele não é igual a El ``... o Pai é maior do que eu´´. (João 14:28) `` sendo em forma de El, não teve por usurpação ser igual a El.´´(Fp. 2:6) Mesmo tendo recebido de El autoridade e poder, não quis ser igual a Ele, como fez Lúcifer. Mas reconhece que sua autoridade e poder vem do Pai ``...todo o poder o Pai me deu no céu e na terra (Mt. 28:18)
Yehôshua revelou que até as palavras que proferia eram de inspiração do Pai, que El era sua fonte de ensinamentos: ``Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de falar.´´ (João 12:49)
Quando seus dois discípulos pediram posições especiais no seu Reino, Yehôshua disse:``...o assentar-se á minha direita ou á minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado´´ (Mt. 20:23) É possível acreditar que Yehôshua mentia quando disse não ter autoridade para atende-los? Certo que não! Ele reconheceu que só El tem autoridade para tomar certas decisões. Em Mateus 24:36, Yehôshua mesmo explica que havia coisas que ``...nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai´´ sabia.
<! v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);} -->
Elipse: 9 <! v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);} -->
Elipse: 9El fala das coisas que não existem como se já existissem, “o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem." (Rm 4:17) Yehôshua já existia no plano de El e era amado por ele antes que o mundo fosse formado, disse Yehôshua: “porque tu me amaste antes da fundação do mundo (João 17: 24b). "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo" (Efésios 1:4) "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Salmos 139 : 16) E o salmista disse: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite." (Salmos 90 : 4) A boca de El já havia profetizado dele, e no devido tempo a palavra de El se cumpriu, o Messias de fato passou a existir, (o verbo - a palavra se fez carne ), iniciando nele o processo de restauração de todas as coisa, e quando a obra for completa, ``...então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que El seja tudo em todos.´´ (1 Cor. 15:28)

´´...disse o Yùd-Hê-Wau-Hê ao meu Senhor: assenta-te á minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelos de teus pés´´ (Atos 2:34-35)
A Palavra de El revela vários atributos de Yehôshua, citaremos alguns:
ELE É O MASHIA – o Ungido de El. "O Espírito do Yúd-Hê-Wau-Hê é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração". (Lucas 4 : 18 Isaias 61:1)
"Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram contra o Yúd-Hê-Wau-Hê e contra o seu Ungido." (Atos 4 : 26) – Yehôshua è o Ungido de El.
"Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Yehôshua o Mashia." (Mateus 16 : 20)
"Estes, porém, foram escritos para que creiais que Yehôshua é o Mashia, o Filho de El, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome."(João 20 : 31)
“Porventura, sabem, verdadeiramente, os príncipes, que este é o Mashia? “ (João 7:26) ``Outros diziam: Este é o Mashia; mas diziam outros: Vem, pois, o Mashia da Galiléia? Não diz a Escritura que o Mashia vem da descendência de Davi e de Belém, da aldeia de Davi?´´ (João 7:41,42) Certo é, que eles sabiam bem a cerca das profecias quanto a procedência do Mashia.
Davi, sendo, pois, ele profeta, e sabendo que El lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Mashia, para o assentar sobre o seu trono, Nesta previsão, disse da ressurreição de Mashia, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. El ressuscitou a este Yehôshua, do que todos nós somos testemunhas. (Atos 2:30-32)
Yehôshua é HOMEM-PROFETA
Respondendo Cleopas, um dos dois discípulos de Yehôshua que iam no caminho de Emaús, a cerca das últimas noticias que ocorreram em Jerusalém naqueles dias: "As que dizem respeito a Yehôshua Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de El e de todo o povo;" (Lucas 24:19)
Assim diziam as multidões - "E a multidão dizia: Este é Yehôshua, o profeta de Nazaré." (Mateus 21:11)
Yehôshua se declara profeta - "Yehôshua lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria e na sua casa." (Mt 13:55,56) (Mc 6:4) (Lc 4:24)
As multidões continuavam dizendo: `` Um grande profeta se levantou entre nós, e El visitou o seu povo.´´ (Lucas 7:16)
Mas uma vez Yehôshua se declara Profeta: " para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém." (Lucas 13:33)
A mulher samaritana não demorou muito para reconhecer que Yehôshua é profeta e "Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta." (João 4:19)
Vendo os homens Yehôshua realizar o milagre da multiplicação dos pães e peixes, diante de quase cinco mil pessoas, " diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo." (João 6:14)
Pedro em seu discurso dizia: "Porque Moisés disse aos pais: O Yúd-Hê-Wau-Hê vosso El levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser." (Atos 3:22)
"E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada." (Atos 3:23)

Ensinava Yehôshua no templo de Jerusalém, com grande sabedoria e ousadia, e ouvindo suas palavras alguns da multidão diziam: ``Verdadeiramente, este é o Profeta´´ (João 7:40)
Um cego de nascença que havia sido curado por Yehôshua, sendo indagado: ``Tu que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta. (João 9:17)
``...há um só El e um só mediador entre El e os homens, Yehôshua Mashia homem´´ ( I Tim. 2:5 – 2 Tm. 4:7)
Yehôshua é SENHOR

"Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Yehôshua, a quem vós crucificastes El o fez Senhor e Mashia." (Atos 2 : 36)
Yehôshua foi constituído Senhor.
"Toda língua confesse que Yehôshua Mashia é o Senhor, para glória de El Pai." (Filipenses 2:11)
Yehôshua é SALVAÇÃO
"E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo." (Lucas 1: 69)
"Pois já os meus olhos viram a tua salvação," (Lucas 2:30)
"E toda a carne verá a salvação de El." (Lucas 3 : 6)
"E em nenhum outro há salvação..." (Atos 4 : 12) 14
Yehôshua é MEDIADOR
"Porque há um só El, e um só Mediador entre El e os homens, Yehôshua Mashia homem." (I Timóteo 2 : 5)
"Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas." (Hebreus 8 : 6)
E a Yehôshua, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (Hebreus 12:24)
"Disse-lhe Yehôshua: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)
Yehôshua é INTERCESSOR
"o qual está à direita de El, e também intercede por nós."(Romanos 8 : 34)
`` Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a El, vivendo sempre para interceder por eles. ´´ (Hebreus 7:25)
Yehôshua é SUMO SACERDOTE
"Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus 5 : 6)
"Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de El," (Hebreus 10 : 12)
CONCLUSÃO:
No plano do Eterno todas as coisas já existiam, El fala das coisas que não existem como se já existissem. El vela para vê sua Palavra cumprir, e a faz prosperar, ao seu tempo, naquilo que a enviou. Que o Messias, assim como, os salvos já existiam antes da fundação do mundo, em forma de profecia, como palavra, no plano de El. Antes mesmo que o mundo existisse El já havia nos elegidos em Mashiach para com ele morar na cidade eternal.
Para “receber” Yehôshua, temos que crê nele com diz as Escrituras, pois El profetizou, El fez alianças, pactos e até com juramento fez promessas de que o Messias descenderia da tribo de Judá, da casa de Davi, o que cumpriu em José, pois era este da casa e da família de Davi, enquanto Maria era da descendente de Arão, da tribo de Levi.
El não mente, nele não há mudança nem sombra de variação, o que Ele prometeu, sem dúvida Ele cumpriu, o Mashiach verdadeiramente é um descendente de Davi, filho de José que era da casa e família de Davi, Yehôshua foi declarado filho de El pelo espírito de santificação que houve nele, constituído por El Senhor e Mashiach, Yehôshua é o mediador entre El e os homens, ele é o nosso intercessor junto ao pai, o Cordeiro de El que foi morto para perdão dos nossos pecados, ele é o nosso advogado, sumo sacerdote, Yehôshua é o ungido de El, o qual recebeu poder e autoridade e, portanto, tendo forma de El não teve por usurpação ser igual a Ele.
Mesmo diante dos atributos de Yehôshua aqui apresentados, mesmo diante de tudo que Yehôshua é e representa, todavia ele é a raiz e a geração de Davi, é o rebento do tronco de Jessé, o profeta levantado dentre o povo de Israel semelhante a Moisés, o homem aprovado por El.
Não podemos nos embriagar com o vinho de Babilônia, nem nos rendermos aos seus ensinamentos, que tem como base doutrinas pagãs que enaltecem seus deuses, criados sob filosofia e mitologia, por homens descompromissados com a verdade. Devemos resistir à sedução de mensagens montadas para enganar, que apresenta um messias de cabelos lisos, olhos azuis, nascidos no dia do deus sol, 25 de dezembro, nascido semelhantemente a outros gerados na mitologia das nações pagãs, sempre sob a alegação de que o seu deus maior desceu á terra e coabitou com uma virgem, tendo filho com ela, o qual, segundo eles, é de natureza divina e igual o pai (o deus pagão), daí o integra as suas trindades.
El em todo o tempo combateu com braço forte os métodos mentirosos, idolatra e hereges utilizados pelos povos pagãos nas criações de seus deuses e suas “trindades santas”, e agora lançaria Ele mão dos mesmos métodos para cumprir seus propósitos?.
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.." (Mateus 5 : 27,28) São mandamentos de El: “não adulterar e nem cobiçar a mulher do próximo” (Êxodo 20:14 e 17), El é um ser moral, será mesmo que daria mandamentos que ele mesmo quebraria? Se o Messias fosse de fato filho de El (Deus), então o que ocorreu foi que Maria sendo casada com um homem justo, piedoso e temente a El (Deus), teve um filho com El (Deus), responda sem filosofias e nem subterfúgios, quando uma mulher casada tem um filho que não é do seu esposo, que nome damos a esta situação?
Fica uma alerta! A trombeta tem soado, com a seguinte mensagem: “Sai do meio dela povo meu, para não ser participantes de seus flagelos”, “desperta tu que dorme! entenda, somente conhecendo a verdade é que seremos libertados.

Por: Ado Henrique e José Targino

messias
Yehôshua

Nenhum comentário:

Postar um comentário


FRUTO DO ESPIRITO É

O BATISMO BÍBLICO/APOSTÓLICO